O portal britânico Cable tornou públicos os resultados de suas pesquisas acerca de velocidade da internet ao redor do mundo.
Vivaldo José Breternitz (*)
A líder é a ilha de Jersey, parte do Reino Unido situada no canal da Mancha – seus quase cem mil habitantes tem uma internet com velocidade de 264,52 Mbps (megabytes por segundo). A seguir, vem Liechtenstein (246,76 Mbps) e Macau, uma região autônoma da China, próxima a Hong Kong, com 231,40 Mbps.
Essas áreas tem uma característica comum: são muito pequenas em termos de tamanho do território e população, tornando relativamente fácil a instalação de uma infraestrutura de fibra ótica e internet móvel 5G, essenciais para uma internet veloz.
Na outra extremidade do ranking, estão o Afeganistão (1,71 Mbps), Iêmen (1,79 Mbps) e Síria (2,30 Mbps).
Já na América do Sul, o Uruguai é o líder, com 111,46 Mbps, o quer lhe dá o 20º lugar no ranking mundial, seguido pelo Chile, 85,49 Mbps, 40º no mundo e Brasil, 72,70 Mbps, 48º do mundo, um mau resultado para um país que se pretende importante.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, lembrando que além de nossa situação econômica precária, fatores como área do país e tamanho da população dificultam a melhoria dos números do país como um todo.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].