O Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, realizou entre 8 de janeiro e 2 de fevereiro um estudo com 3494 internautas brasileiros para entender como eles avaliaram o ano de 2023 e qual a expectativa para 2024 em relação à vida pessoal e à diferentes aspectos do país.
“No geral pudemos perceber que há perspectiva de melhora e para 91% dos entrevistados o ano deve ser positivo. Os internautas das gerações baby boomers e silenciosa avaliaram positivamente o ano de 2023. Para 2024, as expectativas também são boas para as gerações Y e Z, além das gerações mais velhas que mantém a positividade” explica Fábia Silveira, gerente de planejamento e atendimento do QualiBest.
O desempenho do Brasil neste ano tem boas perspectivas de melhora em todas as áreas com relação à avaliação de 2023, mas ainda há porcentagens significativas de avaliações negativas, principalmente na política, onde 48% dos entrevistados acreditam que o país terá um desempenho negativo nessa área. Já a saúde pública e a economia são as áreas que os internautas mais acreditam que irão melhorar em relação ao ano passado.
O estudo buscou também entender se o brasileiro traça metas e objetivos pessoais. 69% dos entrevistados afirmam que realizaram planejamentos para 2024, sendo que 35% fizeram planos apenas na cabeça e 34% colocaram no papel (mais força para a Geração Z). 22% dos entrevistados afirmam ter objetivos, mas não chegam a ser um planejamento, principalmente as gerações baby boomer e silenciosa.
“Percebemos que quanto mais velhos, menos fazem planejamentos escritos e ficam só com objetivos”, complementa a executiva.As áreas que os internautas brasileiros mais traçam planos e objetivos são as de trabalho/emprego (73%) e finanças (64%). Entre os que realizam planos profissionais, grande parte quer empreender. “A vontade de empreender é maior para as classes mais baixas, que almejam independência financeira e veem no empreendedorismo essa oportunidade”, aponta Fábia.
Na área de finanças, 69% afirmam que querem guardar dinheiro e 86% têm intenção de começar a investir ou realizar novos investimentos. “Vemos um interesse maior em finanças nas gerações mais jovens, que fazem principalmente planejamentos de compra de imóveis, enquanto os mais velhos vão no caminho oposto com intenção de vender seus bens”, cita a executiva. Entre as outras áreas que os brasileiros costumam fazer planejamentos estão a de família/relacionamentos (55%), saúde (50%), lazer (44%) e educação (36%).
No campo de família e relacionamentos, casar é a maior meta e foi citada por 30% dos entrevistados. Na área de saúde, fazer mais exercícios, ter uma dieta mais saudável, reduzir o consumo de açúcar, sal e gorduras e emagrecer foram os planos mais citados. As viagens para dentro do país, principalmente para os mais jovens, foram bastante mencionadas na área de lazer.
A realização de cursos profissionalizantes e de idiomas são os principais planos na área da educação e as áreas que os brasileiros têm maior pretensão de estudar esse ano são as de administração, saúde e marketing, sendo o formato online e o híbrido os preferidos para as aulas.
A pesquisa foi realizada de forma online, entre 8 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, com 3494 internautas. Foram ouvidos homens e mulheres, com mais de 16 anos e moradores de todas as regiões do país e pertencentes a todas as classes sociais. – Fonte:
(https://www.institutoqualibest.com).