ManejeBem realiza segunda edição de Prêmio Produtores do Ano
A ManejeBem vai premiar os produtores rurais que se destacaram em 2023. Os resultados serão divulgados no dia 08/02, às 20h, em live no canal do YouTube da Startup. A ideia é reconhecer os produtores rurais que mais se destacaram e aproximar ainda mais o setor dos projetos executados pela ManejeBem. Além disso, a ideia é gerar engajamento com os mais de 1 milhão de produtores que participaram das ações ao longo do ano. O prêmio foi dividido em duas categorias: produtores mais engajados e produtor mais sustentável. Produtores que fazem parte de projetos, como os da Mandioca, Agro Sustentável, Berrió, Cacau Digital, Semear e outros estão concorrendo. O prêmio ‘Produtores do Ano: conhecimento que premia’, chega na segunda edição mais robusto. “O prêmio é um marco significativo na trajetória da ManejeBem e representa um compromisso renovado com o desenvolvimento sustentável no campo. Esta iniciativa reconhecerá os produtores que mais se dispuseram a embarcar conosco nesta jornada com dedicação para aprender e aplicar as orientações de boas práticas em suas propriedades” disse a CEO da ManejeBem, Juliane Lemos (https://manejebem.com/).
SEIDOR cria vertical exclusiva de tecnologia para agronegócio
A SEIDOR, multinacional dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas e parceira da SAP, está criando uma área de tecnologia exclusiva para o agronegócio. O objetivo da companhia é potencializar ainda mais os canais de atendimento, viabilizando parcerias para ampliar o portfólio com soluções end-to-end para os clientes. Nos últimos anos, o agronegócio tem adotado cada vez mais o uso de tecnologias que vêm sendo aplicadas de maneira crescente nos campos. Deste modo, a SEIDOR, que já atua no segmento atendendo, atualmente, mais de 30 clientes, que representam 10% do faturamento da empresa, com ofertas como ERPs SAP S/4HANA e SAP Business One, além de outros serviços voltados ao backoffice e soluções fiscais, irá ampliar seu escopo de atuação, desenvolvendo tecnologias próprias e customizadas (http://www.seidor.com.br/).
Educação infantil: plataforma online sobre produção de alimentos de origem animal
A De Heus, uma das principais líderes globais em nutrição animal, é a grande responsável pelo desenvolvimento de um dos projetos educacionais infantis mais inovadores dos últimos tempos no agronegócio brasileiro. Trata-se do website “De Heus Kids” – deheuskids.com.br. Uma plataforma online e educativa destinada a crianças, que oferece conteúdos especiais, transmitindo o cotidiano do setor de produção de proteína animal de forma leve e divertida. A iniciativa visa preencher a lacuna que há na nova geração quanto ao conhecimento sobre o tema, proporcionando uma compreensão simples e didática, trazendo ainda uma mudança positiva na consciência alimentar das crianças brasileiras. O portal De Heus Kids promove a valorização dos produtores e de todos os envolvidos em cada etapa da cadeia produtiva, por meio de textos, desenhos e vídeos que ilustram os conteúdos desenvolvidos especialmente para o público infantil. O projeto visa inspirar também o respeito pelo meio ambiente e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade na produção de alimentos (www.deheuskids.com.br).
Atividade leiteira fecha ano com preços em baixa
A queda da rentabilidade do setor de produção de leite marcou o ano de 2023. Segundo o CILeite, pequenos produtores de diversos estados chegaram a receber menos de R$ 1,80 por litro de leite, o que, segundo o pesquisador da Embrapa Glauco Carvalho, é um valor insuficiente para remunerar a atividade. “Os custos de produção tiveram alta acentuada nos últimos anos e apesar de apresentar um comportamento melhor em 2022 e início de 2023, a rentabilidade da atividade piorou”, relata. De janeiro de 2020 (pré-pandemia) a outubro de 2023, enquanto o preço do leite subiu 38%, o custo de produção aumentou 50%.
Primeiro carregamento de couro brasileiro 100% rastreável chega à Europa
A Durlicouros (Durli Leathers), foi a responsável pela venda e entrega do produto, que está em conformidade com as mais recentes exigências do mercado, de forma pioneira na pecuária com desmatamento zero na região amazônica neste primeiro momento. O primeiro contêiner, com cerca 1 mil peles de couro wet blue chegou à Itália no início desta semana, entregue à empresa Pasubio Spa, na região Norte do país. O sistema permite rastrear, via QR Code, todas as informações do animal que deu origem ao couro, seguindo uma rigorosa política de rastreabilidade e sustentabilidade na produção.
Opea em conjunto com AGI e BNDES lança um FIDC de R$250 milhões
A AGI (AG Growth International), fornecedora canadense de equipamentos e soluções para o agronegócio, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e a Opea, gestora do fundo, anunciaram a captação de R$250 milhões por meio de um FIDC (Fundo de Investimentos em Direito Creditório) gerido e estruturado pela Opea para financiar produtores rurais em todo o país, para a construção de silos para armazenagem de grãos.