Em 2023, o mercado global de computadores pessoais, os PCs, interrompeu uma série contínua de quedas, com as vendas crescendo 3%.
Vivaldo José Breternitz (*)
Segundo a Canalys, grande empresa de inteligência de mercado na área de tecnologia, o crescimento deve ser ainda maior em 2024, graças às vendas de PCs equipados com funcionalidades voltadas à inteligência artificial.
Durante o Consumer Electronic Show em Las Vegas, que aconteceu neste mês, muitas marcas apresentaram PCs com características baseadas na plataforma Copilot da Microsoft, buscando explorar as funcionalidades disponíveis nessa plataforma.
Para a Canalys, as vendas de desktops e notebooks chegaram a 65,3 milhões de unidades em 2023 – as vendas de notebooks cresceram 4% e as de desktops caíram 1%.
Canalys disse que as vendas na época do Natal foram mais fortes que as de 2022; segundo a empresa, à medida em que a economia continuar a melhorar, as pessoas e empresas que adiaram suas compras devem voltar a investir em novos computadores.
A Canalys prevê que até 2027 mais de 170 milhões de PCs com funcionalidades específicas de inteligência artificial serão vendidos, 60% dos quais para empresas.
A líder de mercado é a Lenovo, posição que ocupa há anos; nas posições seguintes estão HP, Dell, Apple e Acer.
Sem dúvida, sinais positivos para a economia mundial.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].