195 views 2 mins

Inteligência artificial no diagnóstico de câncer de pele

em Tecnologia
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

A inteligência artificial vem sendo cada vez mais utilizada na área da saúde.

Vivaldo José Breternitz (*)

Agora, ela pode ajudar a diagnosticar câncer de pele de forma cada vez mais precisa, de acordo com os resultados de uma pesquisa apresentados no Congresso de 2023 da European Academy of Dermatology and Venereology (Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia – EADV).

Trabalho apresentado no evento pelo médico nigeriano Kashini Andrew, que atua em hospitais ingleses mantidos pela Birmingham NHS Foundation Trust, trouxe informações acerca de uma ferramenta de inteligência artificial destinada à detecção de câncer de pele; esse software conseguiu atingir 100% de acertos nos casos de melanomas, a forma mais grave de câncer de pele.

A eficácia do software foi avaliada pela sua aplicação em pouco mais de 22 mil pacientes com suspeita da doença, em um período de dois anos e meio. Além dos acertos nos casos de melanomas, o software detectou corretamente 99,5% de todos os cânceres de pele e 92,5% de lesões pré-cancerígenas.

Segundo o pesquisador, fica claro que ferramentas de inteligência artificial aplicada a essa área estão evoluindo rapidamente – a versão mais recente do software, utilizada naqueles hospitais, evitou mais de mil consultas presenciais entre abril de 2022 e janeiro de 2023, permitindo que médicos possam dedicar mais tempo aos pacientes que necessitam de cuidados mais imediatos.

No entanto, o pesquisador lembra que ferramentas desse tipo não podem ser utilizadas por leigos sem a supervisão médica adequada.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.