O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne hoje (12), para decidir sobre a taxa Selic. De acordo com o Paraná Banco Investimentos, a taxa fechará o ano com mais uma redução de 0,50 p.p., passando para 11,75%. Segundo Pedro Oliveira, tesoureiro do Paraná Banco Investimentos, o comitê deve destacar a melhora no cenário internacional, principalmente pelas taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos terem recuado significativamente.
O mundo parece estar passando por um processo desinflacionário chamado pelo mercado de “pouso suave”, ou “soft landing” em inglês, onde os Bancos Centrais conseguem controlar a inflação subindo os juros, porém sem causar uma recessão. Se esta tese se confirmar, o cenário para países emergentes melhora muito, pois o apetite de risco aumenta e beneficia países como o Brasil na alocação de investimentos. Este cenário pode permitir com que a Selic terminal fique entre 9% e 10%.
Internamente o cenário também melhorou. O PIB do terceiro trimestre surpreendeu positivamente, onde era esperado uma queda de 0,1% e houve uma estabilidade do crescimento (0%), mostrando que a economia, mesmo com a queda na inflação e alta de juros, se mostra resiliente. Isso deve levar o Banco Central a manter cortes de 0,50 p.p. nas próximas reuniões.