206 views 4 mins

Para crescer rápido em 2024 é preciso buscar o Smart Money

em Artigos
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Rodolfo Oliveira (*)

É hora de olhar para fora da sua empresa e buscar oportunidades para crescer em 2024!

Mas, para avançar de maneira rápida, sentimos em dizer que apenas ajustes nas suas estratégias de Marketing e Vendas não serão suficientes. Diria que é preciso estar atento a oportunidades que envolvem fusões e aquisições, private equity e smart money. Uma tríade por vezes desconhecida pelas médias empresas, mas que precisa estar no radar dos empresários, ainda mais em tempos de retomada da economia.

Os prognósticos são positivos: taxa de juros em queda, PIB em redução de déficit, uma retração da taxa de desemprego e maior segurança nos rumos econômicos e fiscais. Tudo isso junto dá ao empresário a visão de bons tempos ao horizonte. No entanto, como estar preparado para a retomada mais intensa, diante de competidores maiores, com maior fôlego para enfrentar os altos e baixos dessa economia brasileira?

2023 foi um ano desafiador para movimentos de fusão e aquisição. Com exceção dos mercados de saúde e aeroportuário, todos os demais ficaram tímidos nesse tipo de ação. E é importante salientar que, mesmo assim, os movimentos existentes se restringiram às grandes corporações. Porém, o middle market que já vem sendo foco pelo restante da América Latina deve ganhar força no Brasil e é aí que as oportunidades começam a aparecer. Mas, para isso é preciso estar preparado.

Afinal, sua empresa está preparada para adquirir ou mesmo ser foco de investimentos ou mesmo despertar interesse em players? Se não, comece já a se preparar. Caso contrário, perderá a “onda” do crescimento.

Nesse contexto, entra em cena a Governança Corporativa, uma prática que deve ser conhecida por quem está em busca de crescimento a partir de modalidades financeiras mais ágeis, modernas e elaboradas, como private equity – recepção de capital em troca de participação na empresa – ou mesmo fusões e aquisições. Estar em dia com suas obrigações, demonstrar saúde financeira, organizações fiscal e tributária são alguns pré-requisitos para aventar essas possibilidades.

Em meio a tudo isso, é preciso ser perspicaz diante dos possíveis interessados. Afinal, só buscar recursos financeiros para suportar o seu crescimento cada vem mais vem caindo em desuso. É ai que se faz presente o maior desafio dos empresários que optarem por esse caminho para o crescimento: a busca deve ser pelo smart money, ou dinheiro inteligente na tradução livre. Na prática, significa buscar aportes que tragam junto um conhecimento complementar para sua empresa.

Por isso, comece a olhar para o mercado, mas calibre o seu olhar, afinal, nem sempre a oferta mais polpuda é aquela que poderá levar sua empresa mais longe, com sustentabilidade.

(*) – É CEO da XR Advisor (https://www.xradvisor.com.br/).