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Capitalização Inteligente: como funciona o pós-Black Friday no B2B

em Negócios
quarta-feira, 06 de dezembro de 2023

Com as empresas munidas de recursos financeiros pós-vendas no B2C, a Black Friday é a janela ideal para fornecedores oferecerem suas soluções e fecharem bons negócios

Após um mês intenso, em que as energias se concentram em ações para a Black Friday no comércio B2C, chega o momento em que as empresas B2B emergem para a capitalização de novos negócios. Trata-se de um período em que o caixa das companhias está cheio devido ao aumento das vendas, o que propicia transações empresariais vantajosas, além de abrir portas para oportunidades estratégicas que moldarão o final do ano e os planos para 2024.

Pouco se fala sobre a oportunidade que essa janela traz para o B2B; na verdade, é uma área pouco explorada, já que os negócios firmados de empresa para empresa geralmente passam por uma decisão de compra mais lenta. Por isso, para o sucesso das transações, é importante que cada organização identifique com antecedência a possibilidade de ingressar como fornecedor de um novo parceiro e auxiliar, inclusive, a bater metas do fim do ano, já de olho nos frutos para os doze meses seguintes.

“A injeção significativa de capital após a Black Friday pode servir como um catalisador para a busca ativa de parcerias estratégicas e acordos entre as empresas B2B. Agora, munidas de recursos financeiros, as organizações podem direcionar seus esforços para otimizar operações internas”, explica Ticiana Amorim, co-fundadora e CEO da Aarin, hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance.

Uma capitalização inteligente implica não somente na gestão eficiente de receitas, despesas e orçamentos, mas também na identificação de oportunidades de crescimento e expansão. Para a CEO, esta é uma época crucial para que as empresas consolidem parcerias estratégicas e impulsionem a inovação, inclusive utilizando insights de dados obtidos durante a Black Friday com o objetivo de atender a demanda do consumidor final a partir de uma mudança interna.

“Se a prioridade é a eficiência operacional, com a meta de otimizar fluxos de trabalho e garantir uma transição suave para o período natalino, busque parceiros financeiros. Entenda a necessidade, reavalie os fornecedores correntes e aproveite a janela para encontrar os que mais combinam com os objetivos do negócio. Esta atenção aos detalhes contábeis não apenas promove a estabilidade financeira imediata, mas também estabelece as bases fiscais para o ano seguinte”, explica Ticiana.

É importante que as empresas que desejam explorar esse período tenham em mente que as buscas por serviços estarão aliadas a um senso de urgência. Para embarcar nas negociações, é necessário ter uma equipe estruturada em todos os pontos, desde a captação até o pós-vendas.

“É desafiador, mas, ao mesmo tempo, a possibilidade de conquistar leads fiéis é alta. Isso acontece porque é uma negociação que ocorre em período crítico de demanda. As empresas que oferecerem soluções mais imediatas para auxiliar outros negócios ganharão a confiança do cliente mais rapidamente”, diz Ticiana.