Depois de receberem, em agosto, permissão para operar 24 horas por dia em San Francisco, os táxis autônomos da Cruise, subsidiária da General Motors, voltam às manchetes.
Vivaldo José Breternitz (*)
Só que agora, as notícias não são boas: o DMV californiano, órgão equivalente aos nossos Detrans, suspendeu as operações de toda a frota da Cruise, 594 veículos.
O DMV disse que a decisão foi tomada em função dos acidentes acontecidos com os carros da empresa depois de a permissão ter sido concedida: vários atropelamentos, embora sem vítimas graves, uma colisão com um caminhão de bombeiros, um congestionamento ocorrido quando robotaxis simplesmente pararam no meio de uma rua e outros de menor monta.
A autorização para operação de robotaxis 24 horas por dia fez de São Francisco a pioneira nessa área: além da Cruise, operam também na cidade os veículos da Waymo, de propriedade da Alphabet, empresa controladora do Google – os serviços dessa última não foram atingidos pela proibição.
A decisão do DMV não impede a Cruise de continuar testando seus veículos, desde que com um motorista a bordo.
A empresa disse que continuará a cooperar com o DMV, buscando esclarecer a causa dos acidentes e melhorar seus robotaxis.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.