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Black Friday 2023: a importância da preparação antecipada

em Negócios
segunda-feira, 09 de outubro de 2023

Luciano Furtado C. Francisco (*)

O mundo do comércio eletrônico nunca dorme. Quando se trata da Black Friday, a festa das promoções mais aguardada do ano, a preparação é a chave para o sucesso. É como o Super Bowl do varejo online, onde os lojistas competem pelo troféu de vendas recordes. Mas, diferente do Super Bowl, todos os lojistas têm a oportunidade de vencer. Então, por que esperar até o último minuto? Agora é a hora de começar a preparação para a Black Friday 2023.

A Black Friday começou nos Estados Unidos, ganhou o mundo e se tornou um fenômeno global. Nos últimos anos, a Black Friday se consolidou como um evento crucial para os lojistas virtuais, sendo a principal data de vendas no ano, realizada em 24 de novembro.

As vendas online durante o evento, no ano passado, bateram recordes, atingindo a marca de US$ 7,9 bilhões apenas nos EUA, de acordo com a Adobe Analytics. Em nível global, o comércio eletrônico experimentou um crescimento exponencial durante essa data, com um aumento de 24% nas vendas em relação a 2021, ainda segundo a Adobe.

Como os lojistas virtuais podem se preparar para tirar vantagem desse dia fundamental? Simples: estabelecendo um plano sólido e realista que envolve:

  • revisar o inventário;
  • definir metas de vendas;
  • planejar promoções atraentes;
  • garantir que a infraestrutura tecnológica esteja preparada para enfrentar o aumento de tráfego;
  • se a plataforma for terceirizada – o mais comum – é importante solicitar ao fornecedor que desenvolva planos de ação para o dia da BF. Isso é importantíssimo!
  • oferecer descontos reais (já ouviu falar em Black Fraude e no slogan “tudo pela metade do dobro”?)
  • possibilitar o frete grátis no dia da BF;
  • ter condições especiais de pagamento e atendimento de qualidade. Os consumidores também procuram esses benefícios na Black Friday, além de bons descontos.
    Um exemplo inspirador é o da gigante do comércio eletrônico, a Amazon. A empresa começa a planejar a Black Friday com quase um ano de antecedência. Durante esse período são analisados os dados de vendas, comportamento do consumidor e tendências de mercado, de modo a desenvolver estratégias as mais eficazes possíveis. Embora a maioria das operações não precise de um prazo tão longo, a lição aqui é clara: planejamento é fundamental.
    São inúmeros os benefícios da preparação antecipada. Primeiramente, ela permite que se negocie com fornecedores e parceiros com mais tranquilidade, garantindo que se tenha estoque suficiente e preços competitivos. Além disso, isso dá a oportunidade de criar campanhas de marketing mais criativas e eficazes, que podem ser lançadas no momento certo. Outro benefício importante é a capacidade de identificar e corrigir possíveis problemas técnicos ou de logística, antes que eles se tornem uma dor de cabeça na hora do rush.
    Agora, o lado sombrio da história. Se o lojista procrastinar e não começar a preparação com antecedência, vai colocar seu negócio em sério risco. Imagine a frustração dos clientes ao tentarem comprar algo e encontrarem mensagens de erro ou produtos esgotados. Essa experiência negativa pode custar caro em termos de reputação e perda de clientes. Fora isso, ao deixar para a última hora, o empresário provavelmente terá que pagar mais caro por serviços de logística, frete e até publicidade, já que a demanda por esses serviços aumenta exponencialmente durante a Black Friday. E isso afetará diretamente a margem de lucro.
    É importante lembrar que o tempo voa e a Black Friday está mais próxima do que se imagina. Planejando com antecedência, a loja virtual está mais próxima de aproveitar positivamente essa data importante.

(*) Analista de sistemas, administrador e especialista em plataformas de e-commerce. É professor do Centro Universitário Internacional – Uninter, onde é tutor no curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos e no curso de Logística.