Fabiano Dias (*)
O ano é 2023 e você está pensando: eu me interesso por esse “lance” de criptomoedas, vejo muita gente ganhando dinheiro nas minhas redes sociais e quero entrar nessa também. Mas o que te impede de partir para a ação é a falta de uma pessoa com mais experiência para compartilhar, com frequência, algumas dúvidas e inseguranças. Você deve buscar esta pessoa. Vai ajudar.
Se você ainda puder buscar um mentor, ou seja, alguém com ampla experiência no setor para acessar, uma vez ou outra, para suas dúvidas, o sucesso é certo.
Este artigo visa ser sua fonte de mentoria.
Porque o Bitcoin e as Criptomoedas são valiosas?
O Bitcoin é a “mãe” da revolução das criptomoedas. Todas as outras derivam dele. Assim, o sucesso de qualquer outra depende do sucesso do Bitcoin. Tem sido assim com o preço de todas. Se o Bitcoin sobe, todas sobem. O inverso também é verdadeiro – Bitcoin cai, todas caem.
Tendo isso em conta, o valor do Bitcoin reside no fato de que, pela primeira vez na história da humanidade existe uma forma de guardar o valor sem ficar à mercê do guardador.
Aquela história de “se todo mundo correr no banco e sacar o dinheiro, o banco quebra e a maioria dos correntistas fica sem dinheiro” é verdade, exceto para o Bitcoin.
Preste atenção: Só o Bitcoin garante isto, é desenvolvido e cuidado pela comunidade com o intuito de garantir isto.
Perceba que se seu Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda está na corretora (também chamada de Exchange), ou na posse de outra pessoa, você não está explorando o que elas tem de valioso. Você está fazendo o mesmo de sempre, dando a posse a uma instituição menos sólida que seu banco. As corretoras de criptomoedas, em si, dependem dos bancos. Ou seja, risco dobrado.
O Bitcoin, e suas “filhas” Criptomoedas, são assim chamadas porque só dependem da posse da chave criptográfica da sua rede para comprovar que são donos daquele valor.
Por isso é uma tecnologia revolucionária, disruptiva, valiosa.
No caso do Bitcoin, a escassez programada – só podem existir 21 milhões de Bitcoins – e a descentralização, ou seja, a ausência de um acesso de “administrador” ou qualquer privilégio dentro da rede, assim como seu livro-caixa imutável (conhecido como blockchain), que faz com que os saldos e transações não possam ser apagadas, duplicadas ou corrompidas, são características elegantemente adicionadas para garantir a segurança da rede e das transações, evitando assim a corrupção do dinheiro testemunhada ao longo de toda a história do dinheiro, como descreve o professor Saifedeen Ammous em sua obra ”O Padrão Bitcoin”.
E com isso já temos uma recomendação de leitura, uma definição conceitual de um profissional com quase uma década de atuação. Só lhe falta um bom companheiro para ter com quem compartilhar suas experiências. E colocar dinheiro, porque é só na prática e se colocando a pele em jogo que se aprende, de forma completa, como conhecer melhor seus investimentos.
O que diz a inteligência artificial?
Por que o Bitcoin e as Criptomoedas são valiosas?
O Bitcoin e as criptomoedas são valiosas porque têm algumas vantagens em relação ao dinheiro comum, como:
- Bom potencial de rentabilidade: o valor das criptomoedas depende da oferta e da demanda, e pode variar muito em curtos períodos de tempo. Isso pode gerar oportunidades de lucro para quem investe nelas.
- Diversificação da carteira de investimentos: as criptomoedas podem ser uma forma de diversificar os investimentos, pois têm uma correlação baixa com outros ativos, como ações, títulos e moedas tradicionais.
- Popularidade: as criptomoedas têm ganhado cada vez mais adeptos e reconhecimento no mundo todo, tanto por parte de investidores quanto de empresas e governos. Isso aumenta a confiança e a aceitação desses ativos digitais.
- Segurança do sistema de operação da blockchain: as criptomoedas são baseadas em uma tecnologia chamada blockchain, que é um registro distribuído, público, aberto e auditável de todas as transações realizadas. Isso garante a integridade, a transparência e a imutabilidade dos dados, evitando fraudes e falsificações.
(*) É Diretor de Negócios Internacionais pela Bitwage, uma das pioneiras e líder do setor de criptomoedas.
Facilidade do acesso para investir: para comprar e vender criptomoedas, basta ter uma conta em uma corretora ou plataforma especializada, que pode ser acessada pela internet. Não é necessário ter uma conta bancária ou passar por intermediários financeiros. Se você está se perguntando como vender Bitcoin, o processo é bastante direto nessas plataformas.