Bruno Nogueira (*)
Embora não seja uma tecnologia nova, a inteligência artificial está se tornando cada vez mais presente na sociedade. Antes, essas ferramentas eram menos acessíveis e mais restritas às grandes empresas que tinham recursos para lançar mão de tecnologias avançadas. Agora, trata-se de um instrumento comum no dia a dia das pessoas, que tem servido para facilitar e agilizar tarefas. Canva e Microsoft Designer são exemplos de plataformas baseadas em IA que têm sido amplamente utilizadas para tornar mais ágil o trabalho de equipes de design gráfico.
O uso de modelos de IA em qualquer área tem como finalidade acelerar processos, seja a execução de cálculos, seja até mesmo o desenvolvimento de tecnologias mais complexas, como automações. O tempo antes dedicado a demandas excessivamente operacionais e repetitivas, como geração manual de dados, busca por informações, leitura e interpretação de conteúdo, passa a ser aproveitado para capacidade analítica desses dados.
No marketing, podem ser aplicadas soluções de IA para análises de padrões de narrativas, pesquisas, produção de conteúdo inbound e chatbots, por exemplo, entre outras ferramentas de interações. Esses recursos proporcionam aos times de marketing consistência, padronização de processos e construção de uma ampla base de dados que poderão ser analisados posteriormente e trabalhados de forma preditiva, como fazem os modelos de IAs generativas.
Com o auxílio dessas tecnologias, seria possível superar alguns obstáculos enfrentados por equipes de marketing. Um deles é o gasto excessivo de tempo com a análise de resultados de determinado projeto ou iniciativa. A IA permite que os gestores acompanhem seus dados praticamente em tempo real, entregando relatórios analíticos de forma mais ágil.
Com o amadurecimento do uso dessas ferramentas, é possível prever resultados e direcionar o planejamento de forma muito mais eficaz, a partir da análise de padrões e cruzamento de dados. Isso proporciona um nível de produtividade muito maior aos profissionais que atuam nas áreas de marketing e comunicação, porque concentrarão sua capacidade criativa e analítica nos projetos.
Existem alguns KPIs padronizados, mas o que torna um processo realmente efetivo é quando os sresultados do trabalho de marketing e comunicação estão diretamente integrados aos objetivos de negócios do cliente. Um indicador possível é o monitoramento da influência da exposição na mídia de um cliente na performance de vendas e faturamento, no fluxo de reclamações, no SAC, se gera o volume de leads para um projeto ou participantes em um evento, por exemplo. Isso varia de projeto para projeto, conforme as métricas de marketing definidas junto ao cliente.
Após o alinhamento dessas metas e objetivos, é possível contratar soluções de IA como ferramentas para uso no dia a dia, como uma plataforma de automação para análise do clipping de notícias, por exemplo. Nesse caso, o cliente terá todo o setup e os dashboards totalmente prontos para uma operação diária, incluindo o treinamento. No caso de projetos mais elaborados que demandam uma carga consultiva maior, pode-se considerar um processo de implementação do serviço de IA de forma mais lenta, sobretudo quando se integram os resultados de mídia com outros indicadores de performance do cliente.
Mesmo assim, vale a pena o investimento. Quando se usam ferramentas desse tipo, o principal benefício é o rompimento da barreira de produtividade. A IA permite que o time de marketing produza muito mais em menos tempo, de forma mais assertiva e com uma redução de custo operacional, uma vez que processos massivos podem ser substituídos por novas aplicações.
(*) É COO da Aduela Ventures, e Gerson Diniz, CEO da Autoclipper.