Rodrigo Ferreira (*)
O trade marketing é realizado através de canais de distribuição, que tem como prioridade atender às demandas específicas do shopper no ponto de venda. Além de aumentar as vendas, busca otimizar a atuação dos parceiros por meio de práticas planejadas.
A área de trade marketing é muito ampla: engloba diversos aspectos e setores empresariais e depende de pontos de contato distintos para que as ações tenham sucesso. Além disso, envolve uma série de ações e profissionais que, por sua vez, devem estar alinhados com o propósito da organização.
Nessa parceria, todos saem ganhando, já que quem fabrica promove sua marca, acompanha o mercado e os hábitos de consumo dos clientes e, consequentemente, aumenta vendas. Já quem faz a distribuição ou a venda fortalece sua comunicação com o cliente e passa a faturar mais, além de criar uma experiência de compra memorável para o consumidor.
Veja quatro dicas para criar sua estratégia de trade marketing:
- Planejamento
O planejamento é fundamental para o sucesso das estratégias de trade marketing. Conhecer o público-alvo, entender suas necessidades e preferências, além de realizar testes de acordo com as diferentes regiões de atuação, permite direcionar as ações de forma mais eficiente. - Treinamento de equipes de vendas e promoção
O treinamento adequado da equipe de vendas e promoção é crucial para garantir a implementação efetiva das estratégias. Ao fornecer conteúdos e orientações alinhadas com a estratégia da indústria, é possível assegurar que os colaboradores estejam preparados para lidar com as negociações e promover os produtos de maneira eficaz. - Categorização de canais
A análise e categorização dos canais de distribuição são essenciais para entender o desempenho de cada um deles. Identificar os canais que vendem mais e direcionar recursos e estratégias de acordo com essa análise ajuda a otimizar os resultados e maximizar o impacto das ações de trade marketing. - Tecnologia
Na era digital, o mercado precisa se adiantar na aplicação de soluções que atendam as demandas de grupos extremamente protagonistas de seu consumo. A inclusão da inteligência artificial no trade marketing, pode trazer benefícios significativos. A coleta e análise inteligente de dados permitem uma segmentação mais precisa do público-alvo, facilitando a alocação de ações e recursos de acordo com cada perfil, região ou outras categorias relevantes.
(*) É gerente de Comercial e Trade da InterPlayers.