A produção total de café, em nível mundial, prevista para a safra 2023-2024, foi estimada em um volume físico equivalente a 174,3 milhões de sacas de 60kg. Desse total previsto, 96,3 milhões de sacas são de café da espécie de Coffea arabica (café arábica), as quais correspondem a 55,2% do volume mundial, e, adicionalmente, 78 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), que equivalem a 44,8% da safra mundial.
Neste mesmo contexto, caso seja feita um ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, verifica-se que a safra atual dos Cafés do Brasil, país que é o líder na produção e exportação, além de ser o segundo maior consumidor de café em nível mundial, foi calculada em 54,7 milhões de sacas de 60kg, volume que representará aproximadamente 31,4% da safra total mundial, caso tal estimativa se confirme.
Da safra brasileira citada, merece também salientar que, em torno de 37,9 milhões de sacas de 60kg serão da espécie de C. arabica, que equivalerão a 39,3% do total de Coffea arábica a ser colhido em nível mundial. E, em complemento, 16,8 milhões de sacas, da espécie de Coffea canephora, que representarão 21,5% da safra mundial dessa mesma espécie, obviamente, caso tais estimativas se efetivem neste ano-safra.