Estratégia de múltiplos benefícios a cada compra, antes concentrada em grandes redes supermercadistas, já é realidade em mercados menores por meio de Apps customizáveis tornando esses negócios mais competitivos
A tecnologia está ajudando a democratizar a oferta de programas de fidelidade no setor supermercadista no Brasil. A estratégia de atração e retenção de clientes, que antes costumava ficar concentrada nas grandes redes varejistas e de supermercados, começa a expandir para mercearias e mercados unitários ou com poucas unidades, que desejam ampliar o relacionamento com seu público consumidor.
No país, a fidelização de consumidores é uma realidade que vem ganhando força no comércio. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização, no ano passado o Brasil registrou 194 milhões de inscritos em programas de fidelidade, 7,5% a mais do que o alcançado em 2021. No período, a interação dos brasileiros com esse tipo de ação chegou a 26,9 milhões de transações, número 20% maior que no ano anterior.
A popularização desses programas vem ocorrendo por meio do desenvolvimento de aplicativos “white label”, que permitem aos pequenos e médios negócios aderir a plataformas customizáveis que costumam ser mais econômicas, intuitivas e escaláveis. Com isso, empreendimentos de diferentes portes conseguem gerar engajamento e aumentar a recompra e o ticket médio de vendas, além de ter em mãos dados valiosos para direcionar suas decisões.
É natural que o setor de supermercados seja um dos maiores interessados nessa estratégia devido à recorrência de compra dos consumidores e porque a proximidade entre o mercado e a casa de um cliente já não é, por si, garantia de fidelidade de compra. Outros fatores como melhores promoções e mais benefícios, identificação com a marca e credibilidade também são importantes.
É nesse contexto que a tecnologia entra como aliada dos pequenos aos grandes comerciantes, conforme Aline Michelin, diretora de Operações da Área Central — líder em tecnologia e inteligência para grupos de negócios, e uma das atuais expoentes em tecnologia nacional dedicada ao segmento através da Acerta, plataforma completa para fidelização de clientes.
Aline Michelin aponta que o movimento dos programas de fidelidade começou a chegar nos consumidores brasileiros pelos grandes players do mercado, porque o desenvolvimento de toda a estrutura dos cartões e plataformas de fidelidade eram feitos com recursos próprios das companhias. Isso tornava o processo de produção e distribuição muito caro, o que distanciava os pequenos e médios negócios de ter o mesmo diferencial competitivo.
“Hoje, as tecnologias e os dispositivos disponíveis no mercado entregam ao lojista a possibilidade de criar o próprio programa de benefício, por meio de um aplicativo personalizado para cada marca. A Acerta, por exemplo, tem as funcionalidades dos grandes programas de benefício como cashback, programa de pontos, clube de descontos e sorteios. Assim, além dos grandes players, as mercearias e mercados de bairro conseguem definir o que ofertar e como aplicar as vantagens do programa de fidelidade com seus clientes”, afirma.
A proposta das plataformas customizadas também gera facilidade. Essas ferramentas são completas e intuitivas e englobam programação de treinamentos com os empreendedores locais para a aplicação do programa e educação sobre as possibilidades de uso do aplicativo.
Atualmente, a maioria dos pequenos supermercadistas ainda fazem a velha prática de aplicar desconto em determinados produtos, na prateleira. Com a tecnologia, esse cenário muda e possibilita criar diversas campanhas e com diferentes possibilidades.
“Em vez de dar mais descontos que só prejudicam a margem de lucro, esses mercados transformarão esse desconto em outros benefícios que vão estimular os clientes a voltarem no local, sem que pensem em comprar da concorrência, melhorando a competitividade desses negócios”, justifica Aline Michelin.