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5 danos consideráveis para e-commerces vulneráveis a chargebacks

em Destaques
segunda-feira, 05 de junho de 2023

Para Signifyd, além do estorno de valores contestados, os chargebacks podem gerar má reputação dos e-commerces junto a bancos e afetar a experiência na jornada do consumidor

Conhecido de maneira simplificada como “estorno”, o chargeback ocorre quando uma compra, na maioria das vezes já concluída e entregue, é contestada pelo titular do cartão. As fraudes são apenas uma das origens dos chargebacks e, no Brasil, os chargebacks fraudulentos são responsáveis por comprometer cerca de 1,0% da receita do negócio online, segundo análises da Signifyd. A empresa global de combate a fraudes no e-commerce ainda alerta que o percentual pode ser mais alto a depender dos casos, ou do segmento de varejo, e requer, claro, atenção.

“Combater chargebacks protege receitas e permite que o e-commerce trabalhe com foco em crescimento e ganhos. Quando esse percentual de perdas por chargebacks, aparentemente pequeno, é evitado, o e-commerce deixa de ter um custo, muitas vezes visto como operativo, para experimentar maior capacidade financeira que pode ser direcionada, entre outras coisas, a melhorar a jornada de compra, promover campanhas de marketing e gerar mais conversão e fidelização”, comenta Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd Brasil.

Confira os 5 danos significativos para e-commerces vulneráveis a chargeback, segundo a Signifyd:

  1. Impacto financeiro
    Quando é resultado de uma transação fraudulenta, o chargeback leva à devolução integral do valor contestado e a outras perdas financeiras, incluindo o custo do produto perdido. Além disso, a análise do caso ou da disputa é morosa, e os custos não aparentes, como taxas operacionais, custos logísticos e esforços de marketing para a realização da venda, elevam o custo total das fraudes e chargebacks.
  2. Credibilidade frente aos bancos
    A taxa total de chargebacks de um e-commerce é usada como um importante indicador pelos bancos emissores e pelas bandeiras de cartão de crédito. Essa taxa afeta a credibilidade do comércio eletrônico como parceiro comercial e qualquer alta em chargebacks pode levar a uma queda nas taxas de autorização bancárias, e, consequentemente, queda da conversão de vendas ao longo do tempo, além de potenciais multas das bandeiras de cartões de crédito previstas nos programas de monitoramento contra fraudes e até o eventual bloqueio das transações pelas mesmas.
  3. Investimentos desperdiçados ou mal destinados
    Ao lidar com os custos dos chargebacks, os e-commerces deixam de usar recursos que poderiam estar disponíveis para atualizações tecnológicas, novas campanhas, aprimoramento de recursos humanos, e outros, que poderiam levá-los a um melhor desempenho comercial em geral. Ou ainda, poderiam estar investindo em um proteção pouco eficiente. Por exemplo, quando um e-commerce conta com uma solução antifraude que não oferece cobertura contra os chargebacks fraudulentos, isso faz com o que e-commerce ainda tenha que cobrir os gastos com chargebacks, adicionalmente ao que já investe no sistema de prevenção.
  4. Perda no check out
    O temor a sofrer com chargebacks leva muitas empresas a apostar por soluções de proteção que, a fim de manter uma baixa taxa de chargebacks, recusam muitos pedidos. Os chamados “falsos positivos” acontecem quando compras legítimas são erroneamente declinadas no momento do check out, devido a medidas de proteção extremamente rigorosas, geralmente à falta atualização do sistema antifraude e de informação rica para análises de risco mais precisas. O valor perdido com falsos positivos pode ter um impacto tão ou mais negativo que o valor perdido com os chargebacks em si.
  5. Fricção na jornada de compra
    Se o e-commerce possui uma solução antifraude que não é otimizada para combater as fraudes e os chargebacks, também sofrerá os danos causados por oferecer uma má experiência de compras para o consumidor. Caso trabalhe com revisões manuais de transações, poderá demorar horas ou dias para confirmar pedidos, além de contar com escalabilidade limitada em picos de vendas. Nas vendas online, a espera pode causar frustração nos consumidores, além de, invariavelmente, atrasar o fulfilment – processo logístico e operacional que permite entregar produtos a consumidores no e-commerce.

“O e-commerce no Brasil é promissor e exige tecnologias avançadas para identificar comportamentos fraudulentos e agir rapidamente. Isso aumenta o potencial de proteção das receitas, de maiores lucros, boa reputação da marca e, consequentemente, crescimento. Ao integrar soluções tecnológicas com análises de risco automatizadas, que utilizam inteligência artificial e machine learning para gerar respostas precisas em tempo real, o comércio eletrônico garante maior comodidade para o consumidor, preserva as finanças e a saúde financeira do negócio”, enfatiza Vecchia.

Para combater as fraudes e proteger as receitas dos comércios eletrônicos, a Signifyd usa Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial e analisa 99% das transações em até 1,5 segundos. Em 2022, a Signifyd aumentou em 27% o número de clientes no Brasil e escalou em quase 10 vezes o valor das transações revisadas no país, em comparação a 2021. Com tamanha expertise, a Signifyd observou um aumento médio de 10% nas taxas de aprovação de compras nos e-commerces que utilizam sua solução no país.