Recentemente, um caso de boletos falsos para enganar consumidores que buscavam seguros ficou famoso na internet. A contratação do produto, como se sabe, é uma etapa essencial para quem quer garantir o bem-estar e evitar prejuízos no futuro. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em golpes e garantir que o contrato seja justo e atenda às suas necessidades.
De acordo com Claudia Lopes, diretora Comercial & Marketing da Generali Brasil, uma das maiores seguradoras do mundo, o consumidor não deve se ater apenas ao preço de uma oferta. É preciso ter cuidado, principalmente para buscar empresas que tenham boa reputação no mercado. Uma busca simples na internet pode ajudar a verificar a confiabilidade e reputação da companhia e existem sites gratuitos que fazem essa medição.
Outra dica importante é verificar a reputação do corretor que está intermediando o seguro. É possível encontrar informações na internet sobre casos mais delicados e que não foram resolvidos, evitando problemas futuros. O portal do SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), por exemplo, pode ser consultado gratuitamente para checagem da situação de serviço e produtos.
Claudia também destaca que “é fundamental ler atentamente o contrato e nunca assinar um documento sem entender as cláusulas. Ao fechar o contrato, sempre peça para ter acesso à apólice do seguro e guarde-a em um lugar seguro, mesmo que ela seja enviada em formato virtual”. Além disso, caso ocorra algum sinistro ou dúvida, é importante acionar a seguradora por meio dos canais indicados na apólice, garantindo que a empresa possa auxiliar no que for preciso.
A executiva também alerta para cuidados com a segurança da informação. “Desconfie de SMS, e-mails ou links que pedem dados pessoais ou senhas. Sempre atualize informações junto à seguradora por canais oficiais e, em caso de ligações suspeitas, desligue e retorne em um canal oficial para verificar a veracidade”. Seguir essas dicas pode ajudar na busca por um seguro confiável e evitar possíveis problemas no futuro.
Confira as dicas:
- – Buscar empresas que tenham boa reputação no mercado;
- – Verificar se há casos delicados com nome do (a) corretor (a) ou do parceiro distribuidor;
- – Nunca assinar um documento sem ler;
- – Ao fechar o contrato, sempre pedir a apólice;
- – Acionar a seguradora sempre que necessário;
- – Desconfie de SMS enviados sem solicitação;
- – Seja por SMS, e-mail ou WhatsApp, nunca clique em links que pedem atualização de dados. – Fonte e outras informações: (https://www.generali.com.br/).