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Mentoring no desenvolvimento profissional: como elevar os resultados?

em Destaques
terça-feira, 16 de maio de 2023

Jordano Rischter (*)

Falar sobre o mentoring nas empresas não é uma completa novidade. Mas, essa vem sendo uma ferramenta em crescimento no mercado nos últimos anos, que visa desenvolver ao máximo o potencial dos profissionais e orientá-los para que deem seu melhor.

Até porque, não existe um momento único para que seja aplicado, porém, é preciso muita organização ao ser adotado, para que consiga atingir seu propósito de gerar líderes e sucessores qualificados para comandar o negócio rumo ao sucesso. De acordo com um levantamento realizado pela ABMEN com usuários do LinkedIn, o número de profissionais que afirmaram realizar algum tipo de mentoria nos negócios subiu de 8 mil para mais de 35 mil entre 2016 e 2020, correspondendo a uma média de crescimento de 19,5% ao ano.

E qual o motivo para isso? São vários, na verdade, em resposta às intensas mudanças que o mundo corporativo vem presenciando no que diz respeito às demandas e desejos de seus consumidores e como atendê-los.

Ao contrário do coaching, que é mais voltado à conquista das metas individuais de cada trabalhador, o mentoring se caracteriza pela transmissão do conhecimento, normalmente, de um profissional mais sênior a um mais júnior, para desenvolver as competências de cada um. Nele, algumas técnicas de coaching podem ser aplicadas para potencializar os resultados, mas o contrário não consegue ser visto, justamente, por sua premissa básica.

O mentor assume uma figura de tutor para com seus mentorados. Um guia, que irá compartilhar seus conhecimentos e aconselhá-los para que sejam capazes de encontrar suas próprias soluções no dia a dia corporativo. Quando organizados devidamente, essa relação entre as partes é extremamente vantajosa para a construção de carreira dos profissionais, os preparando para que se tornem mais autônomos em suas tarefas e estejam qualificados para lidar com todas as responsabilidades de seu cargo.

Em uma análise mais profunda, é com o mentoring que os colaboradores conseguem ser desenvolvidos para um nível mais individualizado e completo, ampliando seu conhecimento em métodos e estratégias de aperfeiçoamento de sua carreira junto a um olhar mais propositivo sobre seu futuro. Um conjunto de benefícios valiosos para seu crescimento na área, que apenas será atingido caso compreendam o que é necessário para aplicar este programa com êxito.

Um programa de mentoring deve ter uma dor a ser solucionada. Um objetivo maior, seja preparar novos líderes, aproveitar ao máximo seus talentos ou engajá-los mais, como exemplo. Quanto mais claro este propósito estiver, melhor será para que consigam formar a equipe de suporte necessária para a condução desse processo – o qual, normalmente, costuma ficar sob responsabilidade do departamento de recursos humanos.

Agora, mesmo tendo claro o plano de ação que será adotado e quem serão os mentores e mentorados, nem todos estarão preparados para integrar essa missão. Por isso, é extremamente recomendado buscar por metodologias que os ajudem a conduzir essa transmissão de conhecimentos da melhor forma possível. Afinal, nada garante que essa estratégia dará 100% certo, mas quanto mais entenderem sobre o tema e as necessidades de cada profissional, mais preparados estarão para ensiná-los o que precisam.

Em meio à intensa digitalização do mercado, muito vem sendo notado em uma mentoria invertida, na qual profissionais mais jovens dedicam tempo para ensinar os mais seniores a como utilizar certos recursos tecnológicos e sistemas em suas atividades. Apesar desta ser uma opção mais pontual do que estrutural, também deve ser abraçada e muito bem-vinda nas companhias, para que todos estejam à par destas ferramentas e saibam como manuseá-las corretamente.

Aprender nunca é demais. Principalmente, vindo de pessoas com uma ampla experiência no mercado. Investir no mentoring é uma excelente forma de transmitir essa expertise a todos os membros do negócio, capacitando-os para que tenham um melhor desempenho em suas responsabilidades. É uma estratégia onde todos têm a ganhar, principalmente a própria empresa que, certamente, verá seu nome deslanchar em seu segmento.

(*) – É sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção (https://wide.works/).