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Marketplaces enfrentam desafio tecnológico no pós pandemia

em Negócios
segunda-feira, 15 de maio de 2023

Otávio Farah (*)

O crescimento das compras online tem atraído todo tipo de negócio e exigido cada vez mais serviços de pagamento robustos dos marketplaces e e-commerces.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022, as vendas por meios digitais aumentaram 5% em relação a 2021 e a previsão é que este crescimento chegue a 10% em 2023, com o volume de negócios alcançando R$ 186 bilhões. Ainda segundo estimativas da associação, os canais de e-commerce no país têm potencial para faturar R$ 273 bilhões até 2027.

Já uma pesquisa da All In em parceria com a Opinion Box mostra que 88% dos consumidores consolidaram o hábito de fazer compras online e 72% deles utilizam as redes sociais para pesquisar produtos. Até o setor agro, responsável por um terço do PIB do Brasil, já utiliza marketplaces, onde estão produtos como tratores, plantadeiras, pulverizadores, plataformas e até colheitadeiras de grãos e colhedoras de cana e de café.

“O aumento da concorrência exige que a jornada do cliente funcione perfeitamente ou ele procura outra opção. Marketplaces precisam oferecer PIX e demais meios de pagamento com a mesma qualidade do serviço oferecido pelo arranjo dos cartões de crédito e débito, por exemplo. Para isso, é preciso uma infraestrutura tecnológica escalável e flexível”, alerta Herbert Moller, diretor de expansão do FitBank, infratech que oferece serviços financeiros para lojas virtuais e e-commerces.

Ao oferecer o PIX e demais meios de pagamento com a mesma qualidade do arranjo do cartão, o marketplace consegue superar um de seus principais desafios, que é a fidelização do cliente, que busca cada vez mais qualidade e rapidez no seu atendimento.

Disponibilizar crédito, principalmente neste momento de juros altos, também é desafiador para o e-commerce. Mas uma ferramenta tecnológica com soluções inovadoras é capaz de encontrar opções de buy now pay later para o cliente final e até disponibilizar financiamentos para sellers que precisam aumentar seu capital.

Outro desafio superado com tecnologia flexível e escalável é o relacionamento com os sellers, ou seja, a conexão com as empresas que precisam receber pelas suas vendas. Para sellers, a gestão das transações precisa agregar cada vez mais inteligência para ser eficiente, mas também precisa ser fácil e simples, em especial nos splits de pagamento.

“Conseguimos segregar os saldos dentro de uma única conta, armazenando também os dados de contexto de cada transação. Chamamos isso de transações com DNA. Viabilizamos a capacidade de implementar regras de negócio tanto para a entrada quanto para a saída do dinheiro”, diz Otávio Farah, CEO e sócio-fundador do FitBank. – Fonte e mais informações: (https://fitbank.com.br/).