Confira dicas de especialista para vender o dobro nesta data
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio em geral e uma excelente oportunidade de alavancar as vendas, por isso, é essencial criar uma campanha de impacto que traga destaque para sua marca, fidelizando os clientes que já são compradores e atraindo novos clientes. Apesar disso, escolher a abordagem certa de marketing pode ser um grande desafio.
“Períodos como o Dias das Mães são propícios para pico de vendas pois possuem “demanda reprimida” ou seja, muitas pessoas com nível de consciência de necessidade de compra de um produto ou serviço. Existem diversas estratégias para explorar o Dia das Mães. Uma destas é prática e de baixo investimento é a de divulgar a oferta sazonal através dos seus meios de comunicação e após isso direcionar esse “público quente” para um ambiente de comunicação em grupo, exemplo: WhatsApp, onde sua missão é criar uma oferta irresistível e liberar esta oportunidade apenas para os participantes deste grupo”, alega Waltinho Foguete, consultor de empresas, mentor de influenciadores e palestrante.
Para criar uma ação de sucesso para esta data, é essencial conhecer bem o público-alvo e o que eles procuram em um presente perfeito. Dessa forma, fica mais fácil cativar o cliente transmitindo em sua campanha emoção, amor e gratidão pelas mães. “É de extrema importância antes de criar uma oferta entender o público alvo. Ou seja, no Dia das Mães, por mais que possamos imaginar que todos devem comprar presentes, qual público tem poder de compra? Através de quais canais consigo alcançar este público? Qual o ticket médio que este público está disposto a pagar? Entender seu público alvo é garantia de vender muito mais”,
Atualmente, as redes sociais são ferramentas essenciais para anunciar sua ação de marketing de Dia das Mães. Além de poder usar diversos formatos de conteúdo, como imagens, textos, cards e vídeos, as mídias digitais permitem que as empresas alcancem todo tipo de público e interajam com seus clientes diretamente. “As redes sociais têm papel fundamental, pois hoje o comportamento humano está muito presente no dia a dia das redes sociais. Sempre enfatizo que a presença hoje das empresas nas redes sociais não são mais um luxo e sim uma questão de sobrevivência e oportunidade de se tornar referência local”, esclarece Waltinho.
Outras formas de anunciar sua campanha, segundo Waltinho, é “em todos ambientes que têm concentração do seu público alvo. Comércios, lojas, condomínios e academias são ótimos para fazer parcerias de divulgação”.
Segundo o especialista, os três critérios básicos para gerar impacto são:
A- Atenção: a oferta de seus produtos ou serviços deve ser magnética, mostrar vantagens, criar desejo e atrair a atenção do seu público alvo.
T- Transformação: um dos gatilhos mais poderosos para gerar atenção e desejo no seu público alvo é mostrar a transformação, através de antes x depois, bastidores de fabricação, depoimentos de clientes e provas sociais.
A- Ação: toda oferta precisa de ter elementos que gerem urgência de compra no seu público alvo. Frases tais como “agende agora seu horário”, “clique aqui para comprar”, “fale agora conosco”, “saiba mais” são ótimas para gerar urgência.
Agora que você já aprendeu todas as orientações de marketing, é natural que esteja se questionando sobre os custos para promover sua ação de Dia das Mães. É fato que quanto mais investir, maiores serão os resultados nas suas vendas. No entanto, Waltinho afirma que é possível divulgar uma campanha de sucesso com um orçamento limitado ou até mesmo sem nenhum investimento. “Hoje ouso dizer que talvez até com R$0 de investimento. Imagine criar uma lista de transmissão no WhatsApp com contatos de clientes que você já vendeu, crie uma oferta para o Dia das Mães e direcione para esses contatos. Sem dúvidas já vai iniciar aí uma ótima prospecção com grandes chances de vendas”.
Essa é uma das datas sazonais mais importantes do ano para o varejo. Em volume de receita e pesquisas no Google, o Dia das Mães fica atrás somente do Natal. O que significa que essa é a segunda data mais importante do ano para o comércio online e offline e é a data mais relevante do primeiro semestre.