Em uma era em que a tecnologia avança todos os dias a passos largos, empresas precisam estar atentas às tendências que prometem impulsionar os mercados. O ano de 2023 começou com novidades nesse sentido e algumas plataformas devem revolucionar até mesmo a forma como as pessoas se relacionam.
Os anos de pandemia também foram determinantes nesse quesito e viabilizaram a aceleração dos processos digitais, bem como a maneira de consumir e se comunicar. Foram mudanças importantes que também vieram para ficar. Diante de um período que começa cheio de desafios, como a recessão da economia, vale lembrar que há oportunidades de criação de valor por meio da inovação.
Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) deve permear os novos modelos de interagir e fazer negócios. A tecnologia já está no nosso dia a dia, nas campanhas, nas sugestões de compras, de investimentos, na automatização de textos e nas respostas de e-mail. As redes sociais utilizam os avanços tecnológicos para fornecerem mais conteúdo que prendam a atenção dos usuários. Para alguns especialistas, 2023 é o ano da IA.
De acordo com a pesquisa O Impacto da Tecnologia em 2023 e além: um Estudo Global, realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), as cinco principais tecnologias atuantes este ano serão: computação em nuvem, apontada por 40% dos entrevistados; tecnologia 5G, indicada por 38%; metaverso, relacionada por 37%; veículos elétricos (EVs), levantada por 35% ;e Internet Industrial das Coisas (IIoT), citada por 33%.
Os setores mais impactados pela tecnologia, em 2022, foram telecomunicações, com 60%; serviços bancários e financeiros, com 48%; e mídia e entretenimento, também com 48%. Em 2023, os segmentos de destaque serão automotivo e transporte, com 44%, telecomunicações, com 40%, e assistência médica (healthcare), com 40% também.
Ainda segundo o levantamento, na indústria, os principais setores alavancados pela tecnologia este ano serão: telecomunicações (40%); automotivo e transporte (39%); energia (33%); e serviços bancários e financeiros (33%).
Quando se trata do cenário de startups, as apostas de investimentos são em healthtechs (saúde), logtechs (logística), climatechs (mudanças climáticas), foodtechs (alimentação) e cybertechs (cibersegurança).
As tendências prometem ainda mais transformações e, pautadas pela IA, devem se tornar realidade em muitas organizações. A tecnologia sem código, com suas interfaces fáceis de arrastar e soltar, permitirá que qualquer empresa aproveite seu poder para criar produtos e serviços mais inteligentes de forma acessível.
Já estamos vendo uma ponte emergente entre os mundos digital e físico e essa tendência vai se consolidar em 2023. O momento de entrar nesse universo é agora. Quem não focar na transformação digital para a resolução das dores do mercado em que atua e para garantir crescimento na prática, vai ficar para trás.
(Fonte: Marcos Knosel é Diretor de Expansão da FCJ – [email protected]).