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Como é possível manter a rentabilidade apesar da inflação

em Manchete Principal
terça-feira, 28 de março de 2023

Com o aumento da inflação, muitas pessoas mudaram seus hábitos de compras e reduziram os gastos para conseguir colocar o básico na geladeira já que, em 2022, segundo o IBGE, o grupo de alimentos e bebidas representou 41,6% da alta do IPCA.

Com o objetivo de apoiar seus parceiros a se adaptarem ao cenário atual, a Sodexo Benefícios e Incentivos, líder global em serviços de qualidade de vida, reuniu cinco dicas que podem garantir, especialmente ao pequeno varejo, a rentabilidade dos negócios ao mesmo tempo em que continuem oferecendo oportunidades interessantes aos clientes.

  1. Observe o comportamento do consumidor – Entender os hábitos de consumo é fundamental para o negócio, por isso, incluir uma análise sobre o comportamento dos consumidores torna o plano de ações mais assertivo, o que pode incluir dias do mês em que há um aumento de compras, quais são os produtos que mais saem e em que época do mês ou ano, promoções que os clientes mais gostam etc.

Caso uma estratégia que não tenha retorno positivo esteja em prática, é possível interrompê-la para tentar algo mais eficiente, sem deixar que traga prejuízos.
É importante que o empreendedor se planeje de acordo com a maneira como o cliente se desloca pelo estabelecimento.

Por exemplo, como a padaria costuma ficar no fundo do supermercado, o consumidor passa por vários corredores até chegar ao pão, que é item básico. Deve-se selecionar as mercadorias de maior margem de lucro e as posicionar na altura dos olhos dos clientes no momento das compras.

Já os produtos em oferta e promoção devem ficar distribuídos nas extremidades das prateleiras ou gôndolas. Dessa forma, durante a experiência de compra, fica mais simples entender as reações às mudanças nas prateleiras e às precificações dos produtos, adaptando as estratégias de acordo com os resultados e driblando os períodos de dificuldades.

Imagem: JuFagundes_CANVA
  1. Ofereça soluções completas – Diante da mudança de hábito do consumidor, que fracionava suas compras ao longo do mês, indo diversas vezes ao supermercado e agora vai apenas uma ou duas vezes para compras maiores, uma alternativa que contribui para a rentabilidade dos negócios é oferecer soluções completas.

A ideia é trazer uma dinâmica de compra otimizada para que o consumidor consiga resolver o máximo de coisas possíveis dentro do estabelecimento e leve mais de uma unidade do mesmo produto, promoções que induzam esse comportamento são muito bem-vindas, como desconto na segunda unidade ou “pague 2 e leve 3”.

Para isso, é indicado criar um sistema de gôndolas cruzadas com os alimentos que são mais vendidos e se complementam nas receitas. Por exemplo, as massas devem sempre ficar perto dos molhos, do óleo e de outros produtos que possam complementar as receitas. Os salgadinhos, próximos dos sucos e refrigerantes, e assim por diante. Tudo dentro do retorno gerado pelos alimentos mais vendidos.

  1. Divulgue ofertas exclusivas pelas redes sociais – Muitos consumidores, atualmente, decidem onde fazer compras depois de pesquisar preços e promoções pelas redes sociais. Um estudo de 2021 da Kaspersky, empresa de cibersegurança, levantou que sete em cada dez brasileiros usam as redes sociais como fonte de informação.

É possível que a loja já tenha um perfil em diversas redes sociais, mas, nesse momento em especial, postagens direcionadas para ofertas são estratégicas para vender mais e aqui o WhatsApp pode ser um grande aliado ao abrir um canal de comunicação, que facilita o caminho da mensagem ao consumidor.

As promoções do dia e da semana devem ser postadas com imagens atrativas, em uma linguagem que se identifique com o perfil do consumidor e do estabelecimento. É importante destacar o preço no anúncio, pois o momento econômico faz com que as pessoas prestem muita atenção nisso e deixem passar caso não encontrem todas as informações que precisam.

A decisão de compra no supermercado é feita por diferenças pequenas de valor. É fundamental usar as redes com inteligência e direcionar as promoções com informações objetivas, dinâmicas e que tirem todas as dúvidas do consumidor. Vale lembrar a necessidade também de ter uma equipe que esteja pronta para fazer um bom atendimento ao cliente nas redes.

Imagem: shironosov_CANVA
  1. Ofereça produtos próximos ao vencimento com desconto – A compra de produtos próximos ao vencimento com desconto se tornou uma prática comum entre os consumidores que precisam fazer o dinheiro render. Há, até mesmo, aplicativos destinados somente a encontrar esse tipo de item em supermercados.

Por esse motivo, é importante avaliar o estoque e o que fica na prateleira para criar uma gôndola e uma geladeira somente com essas opções. Para que essa oferta se torne atraente, é importante que a redução de preço e a proximidade da data de vencimento sejam condizentes.

  1. Aposte em promoções compre 1 e leve 2 – Fazer promoções sem perder a margem de lucro é uma das principais saídas quando se trata de rentabilidade. Os descontos em volume também são atrativos na fidelização dos consumidores que esperam sempre sentir que, mesmo com os preços altos, o seu supermercado ainda ofereça alguns benefícios.

Então, quando os departamentos de vendas e estoque estão alinhados, torna-se mais fácil entender quais produtos podem fazer parte desse tipo de ação. Neste caso, há dois caminhos: focar nos produtos de baixa rotatividade para aumentar suas vendas ou em um item importante para o consumidor, que seja um atrativo para sua ida ao estabelecimento.

O importante é também analisar suas necessidades ao realizar as promoções e comunicar de maneira eficiente a urgência na compra, estabelecendo uma data de encerramento da oferta.

Portanto, dentre as dicas, a palavra-chave na realização do trabalho é adaptação conforme as mudanças de comportamento do consumidor para encontrar meios de conquistá-lo conforme as oportunidades no planejamento. – Fonte e mais informações: (https://www.sodexobeneficios.com.br/).