Raisa Brito Costa (*)
A inovação tecnológica está cada dia mais presente em nossa realidade, e com isso, o mercado de Tecnologia da Informação se expande rapidamente.
Com a área de TI em constante evidência, cresce também o número de profissionais que atuam nessa profissão. Nos últimos anos, temos percebido um aumento na participação de mulheres na inovação tecnológica em todo o mundo. Esse fato tem impactado positivamente o desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando a transformação digital e trazendo perspectivas únicas para a área.
A presença feminina no setor de tecnologia é importante porque, historicamente, a área tem sido dominada por homens, o que desencadeou uma falta de diversidade de perspectivas e habilidades nesse mercado. Com mais mulheres envolvidas no desenvolvimento de tecnologias, novas ideias estão surgindo, novos desafios sendo enfrentados e novas soluções sendo encontradas.
Um exemplo de como a presença feminina tem impactado a inovação tecnológica é o trabalho desenvolvido na área de Agile Master. A profissional que atua nessa função é responsável por construir metodologias ágeis no dia a dia do time, dando suporte a toda a equipe, removendo impedimentos que possam surgir, facilitando reuniões e ritmos do framework ágil.
Outro exemplo é o crescente número de mulheres que estão fundando empresas de tecnologia. De acordo com o relatório “Mulheres na Tecnologia” da Dell, em 2019, o número de empresas de tecnologia fundadas por mulheres nos Estados Unidos aumentou em 58% desde 2016. Essas mulheres estão trazendo ideias inovadoras e diferentes perspectivas para a indústria, criando soluções para problemas que os homens muitas vezes não conseguem ver.
Além disso, as mulheres estão ajudando a transformar a cultura da inovação tecnológica. Muitas empresas de tecnologia estão se esforçando para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento para mulheres. Com mais mulheres em cargos de liderança, as empresas estão promovendo uma cultura mais colaborativa e inclusiva, o que está levando a um maior número de ideias inovadoras e tecnologias revolucionárias.
O Great Place to Work, por exemplo, realizou uma pesquisa que resultou em um ranking das melhores empresas para mulheres trabalharem. As companhias selecionadas se destacaram por seu empenho em incentivar políticas e práticas em prol da equidade de gênero. Funcionários das empresas premiadas afirmaram que as pessoas são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, idade e gênero.
No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir que as mulheres desfrutem de maior igualdade no setor de tecnologia. A falta de representatividade feminina ainda é considerável em muitas áreas, especialmente em cargos de liderança. Essa desigualdade resulta em perdas significativas para ambos os lados, já que com mais mulheres envolvidas no processo de desenvolvimento de tecnologias, novas ideias estão surgindo e novos desafios estão sendo enfrentados.
Para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens no mercado de TI, é necessário uma mudança geral de pensamento, bem como um compromisso contínuo das empresas e da sociedade como um todo.
(*) – É Agile Master na Sankhya Gestão de Negócios (https://www.sankhya.com.br/).