O surgimento das redes sociais tem sido promotor de novas ocupações que hoje são essenciais. Uma delas é Community Manager, uma posição muito conhecida, mas que nem todos conseguem definir a profundidade. Com o crescimento das redes sociais, diferentes necessidades surgiram para as marcas, a partir de então, foi primordial gerenciar sua imagem nos diferentes canais digitais.
Desta maneira surgiu a Community Manager, aproximadamente em 2005, com a missão de criar e administrar as comunidades em RRSS. Assim, as maiores empresas do mundo passaram a manter contato com seus consumidores nessas plataformas entre 2009 e 2010.
. A missão de Community Manager – Quase 18 anos depois do seu surgimento, esta profissão tornou-se um elemento chave do ecossistema digital, mas é perceptível que não fica claro a todos qual é sua principal responsabilidade.
Por isso, é importante entender que Community Manager está encarregada de gerenciar as redes sociais de uma marca para promover seus serviços e/ou produtos através de uma série de estratégias com a finalidade de se conectar com um público-alvo.
A partir desta perspectiva, a profissão demanda habilidades de comunicação para conectar-se com o público interno e externo de uma organização para assim gerenciar crises; além de ter conhecimento de marketing digital e estabelecer um forte relacionamento com a equipe de vendas para somar aos objetivos do negócio. Tudo isso sem esquecer que suas principais responsabilidades são:
• Ser a voz da empresa nas plataformas digitais.
• Gerar consciência de marca e posicionamento.
• Atender e responder aos seguidores da marca.
• Monitoramento de menções sobre a marca.
• Controle e prevenção de crises em RRSS.
• Agendamento de conteúdos.
. Um braço estendido dos criadores de conteúdo – Existem muitas oportunidades de trabalho para um Community Manager: outra das portas que se abriram para eles é a gestão das redes sociais dos criadores de conteúdos de vídeo, responsável pela estratégia, realização e fornecimento de cada um dos seus materiais.
Pensando nisso e na necessidade de potencializar seu conteúdo, assim como seu alcance orgânico nas redes sociais, nos últimos anos surgiram aliados estratégicos como a Jellysmack, empresa global que através da tecnologia ajuda a desbloquear novas fontes de rendimentos e aumento da monetização através da otimização, edição e distribuição de conteúdo de vídeo no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube.
“Estamos conscientes da função tão importante desempenhada hoje por um Community Manager nas organizações, e em muitos dos criadores de conteúdo como profissional responsável da administração das plataformas e a reputação online.
Por isso é que na Jellysmack trabalhamos para ser um motor de inovação com tecnologia de última geração que posicione, aumente o público-alvo e os lucros dos criadores”, Bruno Beraldo, General Manager da Jellysmack para México, América Latina, Espanha e US Hispanics.
Então, os criadores de conteúdo potencializam sua estratégia desse conteúdo com um player como a Jellysmack que aproveita seus dados patenteados e sua tecnologia de inteligência artificial para otimizar cada um dos seus materiais e assim chegar a um maior público, sem esquecer da Community Manager para gerenciar o engajamento com os mesmos. – Fonte e outras informações: (https://jellysmack.com/).