121 views 5 mins

Automação de processos acelera a transformação das empresas

em Destaques
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Sabrina Tonom (*)

A automação de processos com uso de robôs no Brasil está evoluindo gradativamente, tendo registrado uma aceleração nos últimos anos. Como parte de uma onda de transformação digital acelerada pela pandemia, é crescente o número de empresas brasileiras que adotam soluções e serviços de automação inteligente.

Neste cenário tecnológico em constante mudança, a automação robótica de processos, RPA – Robotic Process Automation, em inglês, surge como uma prioridade para empresas que desejam automatizar processos.

Um levantamento produzido pela IDC Brasil revelou que 20,5% das empresas brasileiras de grande porte entrevistadas na pesquisa, afirmaram que os processos de automação e RPA serão estratégicos para as iniciativas que envolvem TI em 2023 e que IA vai ganhar mais espaço nos seus orçamentos, sendo o terceiro maior potencial, atrás apenas de Cloud e segurança.

. – O que é automação de processos robóticos? – RPA é uma tecnologia que permite automatizar tarefas manuais repetitivas e processos de negócios. Isso é feito através da utilização de software programado para simular as ações que um ser humano realizaria em um computador, como digitar dados, mover arquivos, preencher formulários e acessar sistemas.

Por se tratar de uma tecnologia escalável e flexível, RPA está sendo usada para ajudar a melhorar a eficiência, reduzir erros e aumentar a satisfação do cliente em empresas de todos os tamanhos. Isso porque a tecnologia também tem sido bastante utilizada na automação de processos de atendimento, o que inclui tarefas como resposta a perguntas frequentes, gerenciamento de solicitações de devolução e gerenciamento de processos de reembolso.

Sua implementação pode variar de acordo com o segmento de atuação da empresa. No financeiro, por exemplo, a automação pode ser muito útil para ajudar a processar transações e gerenciar contas, enquanto no setor de saúde, pode ser utilizada para gerenciar informações de pacientes, como envio de e-mails para confirmação e agendamento de consultas. Já no setor de varejo, pode ser utilizada para gerenciar estoque e pedidos.

Outra aplicação importante da tecnologia é no comércio eletrônico. RPA pode ser usada no e-commerce para automatizar tarefas repetitivas, como a verificação de estoques, preenchimento de formulários de pedidos e classificação de dados de clientes. Isso ajuda a melhorar a eficiência e a precisão, liberando tempo para que o time se concentre em tarefas de valor agregado, como atendimento ao cliente e análise de dados.

. – Como identificar se RPA é útil para seu negócio? – Muitos gestores se perguntam como identificar se RPA é adequada para seu negócio. Alguns fatores indicam que uma empresa poderá se beneficiar com a tecnologia: tarefas repetitivas, processos transacionais, volume elevado de dados, necessidade de escalabilidade, pressão para reduzir custos e necessidade de processos mais rápidos são alguns exemplos.

Antes de decidir pela implementação, é importante avaliar processos internos e identificar tarefas que podem ser automatizadas, e se essa automação traria benefícios significativos para a empresa. Também é importante realizar uma análise de custo-benefício antes de tomar a decisão. Seguem algumas dicas que podem ajudar:

• Escolha uma empresa que ofereça suporte e manutenção de longo prazo, seja flexível e possa adaptar a solução para atender às necessidades específicas do negócio;

• Verifique a reputação da empresa, sua comunicação e sua capacidade de se adaptar às tecnologias e tendências do mercado;

• E lembre-se que o orçamento mais baixo nem sempre garante a melhor qualidade do serviço, portanto, é importante considerar todos os critérios mencionados antes de tomar uma decisão.

(*) – É QA Manager na Anggle, empresa do Grupo JBQ.Global, especializada em testes de softwares, testes funcionais, smoke testing, entre outros (https://jotta.jbq.global/pt/home-br-jotta/).