150 views 3 mins

Práticas de gestão para empresas ganharem escala

em Artigos
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

André Chaves (*)

Entre os erros mais comuns de empresas familiares, temos a falta de cuidado com o caixa de companhia e a dificuldade em manter práticas de gestão no dia a dia da operação.

Negócios perenes demandam governança, visão estratégica e desenvolvimento de pessoas. Sem tomar essas atitudes, correm o risco de não alcançar a longevidade e a perenidade um dia sonhada por aqueles que fundaram a empresa. Para esse cenário ser diferente, é preciso seguir alguns pontos cruciais. Confira os principais abaixo.

Governança como foco – Empresas que se mantêm relevantes devem adotar práticas de governança, a fim de proteger o patrimônio dos donos do negócio. Inclusive, é preciso que essas mesmas práticas sejam colocadas à prova dentro da sucessão familiar, avaliando se os gestores da família selecionados para tocar o negócio são, de fato, as melhores pessoas para dar sequência na história da companhia.

Sem plano, não há avanço – É primordial que haja planejamento e visão estratégica de longo prazo ao negócio. Nesta fase, empresas familiares devem fazer escolhas críticas para o futuro da Cia como, por exemplo, que investimentos fazer, que produtos lançar e em que mercados deseja competir. Desta maneira terá uma mapa mais preciso que norteará o crescimento da companhia.

Gestão, gestão e gestão – Tanto no nível tático quanto no operacional, é necessário estabelecer métricas de desempenho, metas, planos de melhoria e padrões de trabalho que garantam a estabilidade da operação, a qualidade de seus produtos e serviços e a previsibilidade dos resultados.

Gente – Suportando todos esses movimentos, existe a necessidade de se trabalhar o desenvolvimento das pessoas. Devemos promover a busca contínua da aquisição de novos conhecimentos ao longo de toda a vida dos nossos colaboradores para garantir que eles estejam sempre atualizados com o que existe de melhor no mundo e desenvolvam as habilidades necessárias para continuamente produzir resultados.

Ferramentas a favor – É também preciso se atentar ao uso de tecnologias de ponta. Ferramentas como inteligência artificial e data analytics podem tornar a operação mais produtiva, aumentando a conexão da empresa com o cliente em potencial e sua jornada; além, claro, de otimizar os processos operacionais internos do dia a dia do negócio.

(*) – É diretor para soluções de indústria de base, infraestrutura e construção da Falconi (https://falconi.com/).