280 views 3 mins

A importância na preparação das demonstrações contábeis

em Artigos
quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023

A transparência é um pilar primordial em qualquer empresa, principalmente se for uma grande corporação com acionistas. Para garantir isso, a Lei 6.404/76 determina a entrega das demonstrações contábeis da entidade. Tais demonstrações são documentos da contabilidade da empresa, que apresentam os fluxos financeiros de determinado período e o desempenho da companhia.

A medida visa atender um número significativo de usuários por meio da entrega de informações úteis quanto aos ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da empresa.

A responsabilidade para a elaboração das demonstrações contábeis é da administração de cada empresa, havendo a possibilidade da contratação de auditores independentes para que analisem os documentos e atestem a confiabilidade das informações. O objetivo é confirmar a veracidade das informações financeiras e contribuir com as tomadas de decisões dos gestores e CEOs.

Entretanto, segundo Patricia Silva Nascimento Marson, supervisora de Auditoria Contábil de De Biasi Auditoria, Consultoria e Outsoucing, para que esse objetivo seja alcançado, existem critérios e procedimentos a serem seguidos para a preparação dos demonstrativos. “O conhecimento sobre as práticas contábeis brasileiras e a legislação que rege o tema é fundamental para a preparação completa das demonstrações contábeis”, afirma.

Além disso, o cumprimento dos requisitos para a estruturação das demonstrações contábeis facilita o exame dos dados apresentados e a comparação com outras empresas do mesmo setor. Marson elenca nove requisitos para a perfeita demonstração contábil:

1- . balanço patrimonial ao final do período.
2- . demonstração do resultado do período.
3- . demonstração do resultado abrangente do período.
4- . demonstração das mutações do patrimônio líquido do período.
5- . demonstração dos fluxos de caixa do período.
6- . notas explicativas.
7- . informações comparativas com o período anterior.
8- . balanço patrimonial do início do período mais antigo, comparativamente apresentado, quando aplicável.
9- . demonstração do valor adicionado do período, se exigido.

A correta aplicação dos critérios garante a apresentação e divulgação de dados importantes para a tomada de decisões. Segundo Marson, os dados devem ser confiáveis, completos, compreensíveis, verificáveis, além de comparáveis com outras empresas.

“As informações financeiras divulgadas pela empresa devem ser úteis aos usuários, sejam acionistas ou outros interessados. Isso significa que elas devem ser relevantes e representar adequadamente os fatos econômicos, com palavras ou números”, ressalta Marson. – Fonte e outras informações: (https://debiasi.com.br/).