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Profissional ensina os passos para faturar alto vendendo bolos

em Destaques
domingo, 25 de dezembro de 2022

Abrir um negócio não é fácil, e isso vale para qualquer pessoa. Porém, ler e conversar sobre, com pessoas que já abriram ou que têm experiência com isso ajuda muito. Muitas vezes, o negócio precisa dar errado para, no fim, dar certo. Por exemplo, a confeiteira Bruna Rebelo faliu três negócios antes de, finalmente, conseguir fazer sucesso com seu trabalho e encontrar a fórmula do sucesso.

Ela precisou levar alguns “tombos” para aprender a empreender. Bruna é formada em Gastronomia desde 2009 e nesse mesmo ano assumiu o buffet de sua mãe, sendo esse o primeiro negócio que faliu. Porém, também foi lá que encontrou a receita para o que se tornaria um sucesso. Hoje em dia, sua maior especialidade é o “buttercream”, um famoso creme de manteiga, muito conhecido por ser usado na hora de fazer cobertura para bolos e cupcakes.

“O primeiro passo é entender que isso é um negócio. Você até pode fazer como um hobbie, e está tudo bem, mas se não for, lembra que isso é o seu negócio“, explica a confeiteira. A média de faturamento vai depender muito do tamanho da dedicação da pessoa, da divulgação, do capricho nas fotos. Em todo ramo existem dificuldades, é claro, e Bruna lista a organização da empresa e o alinhamento dos processos como os maiores.

Você precisa ter uma produção muito organizada. É um grande desafio cuidar sozinha das compras, da produção, do financeiro, da divulgação, das redes sociais, do atendimento, etc, mas, sim, é possível, só é preciso se organizar. Bruna separou sete dicas para quem quer vender bolos e, também, como conseguir clientes. Confira:

  1. – Entenda que isso é um negócio – Você vendo que tem um negócio, você faz planejamento, cria estratégias, você não tem medo de cobrar, não tem medo de colocar seu preço, não tem medo de conversar com seu cliente. Quando você entende que isso é um negócio você cria processos e isso é muito importante, pois se não temos processos na nossa empresa, vamos à falência.

O verdadeiro empreendedor é aquele que ganha na compra, e não somente na venda. Então tenha planejamento na hora de fazer suas compras, pois se ficar indo ao mercado toda semana, isso vai fazer com que você gaste mais. Também precisa ter um fluxo de caixa para ter seu financeiro muito bem organizado.

  1. – Não seja apaixonado pelos seus bolos, e sim pelos seus clientes – O cliente é o seu sustento, ele que vai manter o seu negócio em pé, então, lembre que você precisa tratar ele muito bem. Não é só investir em um monte de equipamentos e utensílios bons, antes você precisa investir no seu cliente, e o melhor equipamento é aquele que te dá mais lucro. Não reclame dos seus clientes. Lembre que ele é o seu negócio.
  2. – Acreditar – Você só alcança aquilo que você acredita. Se não acreditar que pode vender um bolo de 20 fatias à 200,00 isso nunca vai acontecer.
  3. – Comece pelo básico bem feito – O maior problema é começar do zero e querer fazer um bolo de 3 andares. Tenha calma, faça o básico bem feito, e vai chegar o momento de você fazer aquele bolo dos seus sonhos.
  4. – Tenha disciplina – Você precisa saber a hora de ir dormir, pois terá que acordar cedo; não perca tempo com coisas que não vão dar resultado; não trabalhe de pijama, se arrume, coloque uma calça que seja confortável, uma camiseta, quem trabalha em casa, se não se arrumar, perde o dia.
  5. – Você não vende bolo – Vende propósito, vende lembranças, memórias, a confeitaria tem o poder de reunir as pessoas, não é só sobre dinheiro.
  6. – Quem reclama não traz cliente – A reclamação é muito forte, traz uma energia muito pesada para nossa vida e, consequentemente, para nosso negócio. A nossa cabeça manda na gente, pare de reclamar!

Outro grande receio das pessoas que começam um negócio é se vão ou não conseguir clientes. Afinal, eles são a prova do sucesso do seu negócio. Principalmente quando se consegue fidelizar um cliente, ou seja, fazer com que ele venha mais vezes até você e ao que você está vendendo.

  1. – Grupos de Faceboo – O Facebook está cheio de grupos e comunidades, e tem muita gente que ainda utiliza. Você pode entrar em grupo da sua cidade, da sua vizinhança, grupo de empreendedores da cidade. Pode inclusive criar um cupom de desconto para esses clientes, assim saberá se vieram do facebook ou não, na hora de atendê-los.
  2. – Status do WhatsApp – Poste todos os dias, o bolo da semana, o que tem no dia, mas não deixe de estar ali, para os clientes que estão no WhatsApp verem os seus status e comprarem.
  3. – Frequência no Feed do Instagram – Não fique dias sem postar, mas também não pegue fotos de um bolo e poste tudo de uma vez. O feed do Instagram é a sua vitrine, então, precisa preencher sua vitrine pro seu cliente lembrar de você. Se ainda não teve pedidos e precisa de fotos, tem que produzir para postar; invista no seu negócio, pois o que vai ajudar a vender são as fotos bem trabalhadas.
  4. – Postar Stories – É preciso ter frequência nos seus stories também, pois enquanto mais você postar, mais a sua bolinha ali no Instagram vai aparecer para o seu público, e se postar vídeos legais, fotos chamativas, isso vai gerar desejo de compra.
  5. – Influenciadores – Eles são capazes de influenciar muito nas suas vendas.
    Se sua cidade é pequena, e tem uma pessoa com 5 mil seguidores que trabalha como influencer, ela poderá ajudar também a impulsionar suas vendas com a divulgação.
  6. – Parcerias – Escolha alguém que tenha o produto similar ao seu, ou que tenha o mesmo público que o seu. Após, se junte a ela para desenvolver algo para atingir mais clientes.
  7. – Vizinhos – Aproveite para apresentar seus produtos para os vizinhos. Pode ser em grupos de whatsapp, do condomínio ou da região.
  8. – Botão promover – Essa é uma ação de tráfego pago. É quando você coloca dinheiro na ferramenta, no google, no facebook, e ele distribui seu conteúdo pago para mais pessoas. E o botão promover é uma forma mais simples de você fazer anúncios pagos para atingir clientes, e você pode escolher o público que irá atingir.

Mas se for usar o botão promover do Instagram, esteja ciente que sua casa precisa estar arrumada. Que precisa estar com seu Instagram organizado. A biografia precisa estar clara, tendo um link para o cliente clicar e ir direto para o seu whatsApp. Precisa ter frequência nos stories e no feed. Os destaques precisam estar organizados, contendo sua história, seu cardápio e os reposts dos seus clientes. – Fonte e mais informações: (https://www.instagram.com/brunarebelo/).