216 views 6 mins

AgroNews 17/12/2022

em Agronews
sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Mulheres do agro premiadas pela Bayer visitaram a Embrapa

A Embrapa Meio Ambiente recebeu algumas vencedoras do prêmio Mulheres do Agro, idealizado pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). A premiação ocorreu durante o 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado em São Paulo no mês de outubro. Ao todo, nove produtoras rurais foram homenageadas nas categorias pequena, média e grande propriedades. Como parte do prêmio, as vencedoras ganharam a oportunidade de fazer algumas visitas técnicas em instituições de relevância na área de ciência e inovação do agro, contexto no qual se insere a ida à Embrapa Meio Ambiente.

Brasfrigo recebe certificado do Programa Selo Social 2022

A Brasfrigo recebeu o certificado do Programa Selo Social 2022, da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania de Itajaí (SC). A cerimônia de certificação ocorreu na sede social do Itamirim Clube de Campo, quando 66 empresas foram condecoradas. Foram apresentados 521 projetos. Este é mais um dos selos sociais recebidos pela empresa. Para José Humberto Cortes, diretor das Unidades de Câmaras Frias da Brasfrigo, a certificação vem para corroborar as diretrizes de sustentabilidade da empresa, considerada o melhor complexo de câmaras frias do país. “A iniciativa da Prefeitura de Itajaí é importante, para despertar e reforçar nas empresas do município a busca por melhorias constantes em seus processos. Nós, da Brasfrigo, buscamos sempre eficiência no que nos propusemos a oferecer e faz parte do nosso jeito de trabalhar cuidar do meio ambiente e de nossos colaboradores, em todas as nossas operações. Unindo alta eficiência, no tempo certo e com qualidade”, ressalta.

Software é o segredo da eficiência de produtor na gestão agrícola

Imagem: Aegro

“Geralmente, quando há preocupação de um possível risco de desabastecimento, como o que aconteceu com os fertilizantes, os produtores tendem a aumentar seus pedidos de modo a minimizarem prejuízos decorrentes de uma possível falta de estoque. Como esse tipo de produto é uma carga bastante visada, as estatísticas de roubo a cargas tendem a aumentar drasticamente” – explica Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da T4S Tecnologia. O produtor pode baixar gratuitamente o aplicativo Aegro acesse (https://aegro.com.br/).

RegeneraBio: nova plataforma da impulsiona a agricultura regenerativa

Ferramenta visa estabelecer uma parceria com o produtor rural que gera impactos positivos na produção agrícola por meio do uso de bioinsumos, contribuindo para que possam certificar a eficácia econômica e sustentável da tecnologia, além de contribuir para a resiliência climática da produção.

Transporte de cargas do agronegócio no terminal da VLI em Porto Nacional (TO) cresce 22%

Imagem: VLI

O transporte de grãos e farelo de soja pelo Terminal Integrador Porto Nacional (TIPN), no Tocantins, ativo administrado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – bateu recorde anual e ultrapassou em 600 mil toneladas a movimentação em relação ao ano anterior. O resultado representa um crescimento de 22% na comparação com o acumulado de 2021. No ano passado, foram movimentados 2,7 milhões de toneladas, entre janeiro e dezembro. Já até outubro deste ano, a companhia alcançou a marca de 3,3 milhões de toneladas. A produção tocantinense, assim como da região formada pelo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), conta com atributos naturais e uma robusta infraestrutura de escoamento, que cresce e é desenvolvida a cada ano. Os resultados das movimentações no Terminal Integrador de Porto Nacional evidenciam o suporte ao agronegócio e o potencial de desenvolvimento da produção regional.

Melhor posição no CPD entre empresas de alimentos de origem animal

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, é a empresa com melhor avaliação na gestão de recursos naturais (nos quesitos “mudanças climáticas”, “florestas” – para commodities de pecuária – e “segurança hídrica”) entre as indústrias de alimentos de origem animal presentes na lista de 2022 da organização internacional sem fins lucrativos Disclosure Insight Action (CDP). Os resultados foram anunciados em 13 de dezembro. O CDP incentiva empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas.