Sylvio Mode (*)
Fim de ano chegou e, inevitavelmente, é hora de fazer um balanço do que realizamos. E não foi pouca coisa. Conquistamos muito em 2022.
Tenho muito orgulho em trabalhar com inovação, pois me desafio todos os dias a olhar para a frente. E essa visão me permite buscar por um mundo melhor, ainda mais tendo a oportunidade de representar a Autodesk – via nossas soluções e negócios, ajudando indústrias a atingirem resultados exponenciais, ao entregar tecnologia e soluções no estado da arte.
E é isso que trago nesta reflexão, pois encerramos o ano com boas histórias para contar. Mais um capítulo da nossa trajetória que mostra como a inovação e a transformação digital tem contribuído com grandes projetos de arquitetura, engenharia e construção civil, orientando os nossos esforços para a satisfação dos clientes no resultado final, ajudando instituições privadas e órgãos públicos a garantir o melhor nível de eficiência e transparência no gerenciamento de obras civis e no planejamento urbano.
Indiscutivelmente são vários os cases que podemos celebrar, fruto da nossa atuação nas mais variadas indústrias. Caso da digitalização do Museu do Ipiranga, que não apenas mostrou o que a nossa tecnologia é capaz de fazer ao construir um gêmeo digital, mas também oferecer à população a preservação de um dos Patrimônios Históricos mais relevantes do País, que em setembro último, voltou a abrir suas portas ao público.
Já com a metodologia BIM – que em 2022 se firmou como a opção de trazer mais produtividade, assertividade e qualidade à construção civil – proporcionamos à Promon Engenharia aumento de produtividade em até 40% em um projeto entre o Governo do Estado do Pará e uma mineradora. Para o Estado do Amazonas, contribuímos ao gerar mais transparência e economia aos cofres públicos, aumentando em 97% a assertividade dos projetos.
Com o Governo de Pernambuco – Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos – o uso do BIM está a todo vapor, modernizando as etapas de planejamento, monitoramento e controle dos projetos em obras de infraestrutura. E o que dizer do projeto de ampliação do Aeroporto de Governador Valadares, em Minas Gerais.
Neste caso, o uso de nossa tecnologia foi além do que já havíamos realizado: Aplicação em ‘missão crítica’ simulando cenários para prever e evitar acidentes, uma vez que a obra foi executada enquanto o aeroporto estava em pleno funcionamento.
E ainda fomos além, direcionamos ainda mais esforços para parcerias estratégicas, como a renovação e expansão do Acordo de Cooperação Técnica com o DER do Paraná, que com o uso de nossa tecnologia, terão projetos e obras dimensionados com maior precisão, evitando aditivos de prazo e de valor.
Em suma, o ano de 2022 nos proporcionou impactar positivamente todos os projetos que atuamos junto com nossos parceiros e clientes. É hora de seguir avançando, sempre com o compromisso de incentivar novas descobertas, disponibilizando o que há de mais moderno em tecnologia. Seguimos em frente, contribuindo com essas histórias e desenvolvendo nosso futuro.
Que venha 2023!
(*) – É presidente da Autodesk.