Criação em cultivo protegido alavanca produção de camarão
O consumo do camarão tem se popularizado no Brasil. Para atender as demandas futuras é necessária também maior oferta da proteína. Em 2021, o País produziu 150 mil toneladas do crustáceo, segundo estimativa da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). Esse resultado sinalizou crescimento de 38% em relação ao ano anterior, que foi de 112 mil toneladas. Uma maneira de alavancar ainda mais esse cenário é o cultivo protegido, diferente do sistema extensivo comumente utilizado e realizado em tanques a céu aberto. A estratégia que tem ganho cada vez mais espaço é a criação em bioflocos, um sistema intensivo com alta população de animais em estufas plásticas. O Grupo Nortène, especialista na fabricação de geossintéticos, tem um portfólio completo para projetos em carcinocultura. Para atender a demanda dos criadores de sistema intensivo, vai lançar uma nova linha de filmes, batizada de “Maxilux”, durante a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontecerá de 16 a 18 de novembro em Natal/RN (http://www.fenacam.com.br/).
Beckhauser é vencedora da categoria “Inovação” do Prêmio Sesi ODS 2022
Pelo segundo ano consecutivo, a Beckhauser, empresa paranaense de equipamentos de contenção bovina, foi uma das vencedoras do Prêmio Sesi ODS, que realizou sua cerimônia de premiação na última quinta-feira (03). Na edição desse ano, a empresa foi premiada na categoria “Inovação”, que contou com 170 inscritos e que destaca práticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável, o acesso à tecnologia e a preparação para os desafios futuros. Em 2021, a empresa já tinha sido destaque no Prêmio na categoria “Micro e Pequena Indústria” do Prêmio Sesi ODS, que reconhece, valoriza e divulga o trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizado por indústrias, empresas e instituições de ensino, públicas e do terceiro setor. No total, foram criados 17 ODS, que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Electro Plastic vende unidade do segmento de agronegócio
A Electro Plastic, com sede em Varginha, Minas Gerais, realizou a venda de sua unidade de produtos para o segmento de agronegócio, que contempla as marcas: Agroplás, SuperSilo, SuperTanque e SuperLona, através de leilão online no formato de UPI (Unidade Produtiva Isolada) que faz parte do processo de Recuperação Judicial da empresa. Atualmente, a área de agro corresponde a aproximadamente 37% do faturamento total da companhia.
Cruzília dá o start à nova fase da empresa ao iniciar exportação de queijos finos para os EUA
Os consumidores norte-americanos poderão incluir em sua lista de compras produtos da marca Cruzília (empresa da plataforma UltraCheese) localizada na cidade homônima, em Minas Gerais. A habilitação para exportação foi concedida à marca pelo Food and Drug Administration (FDA), considerado o Certificado de Registro de Alimentos e Bebidas dos Estados Unidos. Isso deu o aval para a empresa iniciar o processo, que terá o primeiro embarque realizado neste mês com a exportação dos queijos da marca brasileira mais premiada internacionalmente. Após avaliação do paladar do consumidor norte-americano, privilegiando os sabores clássicos brasileiros e mineiros, a Cruzília exportará para os Estados Unidos os produtos: o Queijo A Lenda (exclusividade da marca), além dos queijos Parmesão, Estepe, Minas Meia Cura, Minas Padrão, Queijo Coalho, Caccio Cavalo, Cobocó, Queijo Prato, Mussarelas e Provolones e o tradicional requeijão.
Com mais cinco lojas, Rech reforça atuação em Mato Grosso
Como parte da estratégia para aumentar sua presença no mercado nacional de distribuição de peças para máquinas agrícolas e pesadas, a Rech está investindo cerca de R$ 7 milhões em cinco novas lojas em Mato Grosso, seu estado de origem. As três unidades inauguradas nos últimos meses são responsáveis pelo abastecimento de clientes nas cidades de Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Água Boa. Mais duas lojas, localizadas em Pontes de Lacerda e Matupá, serão abertas até o final do ano.
Aplicativo conecta agricultores familiares a mercado comprador de alimentos
“A plataforma conecta produtores e cooperativas, e estas com prefeituras, instituições compradoras de alimentos da agricultura familiar. Percebia a dificuldade que há, nas cooperativas, de obter informação de seus agricultores sobre quais produtos estão cultivando, quanto está sendo produzido, para quando será a colheita. Muitas vezes se perdem oportunidades de negócios por causa dessa falta de informação”, conta Leandro Scalabrin, idealizador do projeto. O desenvolvedor exemplifica citando o aumento de demanda de produtos da agricultura familiar, decorrente de programas de aquisição de merenda especificamente desse segmento (https://lacosdoagro.com/).