No ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor obteve crescimento de 3,2% nas vendas e 1,3% na produção física da indústria de alimentos. O mercado interno e externo faturou R$ 922,6 bilhões, ou seja, aumentou 16,9% em relação a 2020.
Neste ano, as perspectivas para a indústria de alimentos continuam positivas, podendo aumentar o crescimento em relação ao ano anterior. Isso motiva os empreendedores a apostar no setor alimentício e abrir novos negócios, principalmente com a amenização da pandemia.
Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para abrir um negócio no ramo, considerando o novo cenário, as novas tendências e demandas do mercado. Saiba o que considerar abaixo:
Oportunidades do setor
Ao empreender neste setor, é necessário decidir o formato do estabelecimento. Claro, que vai depender do que você possui mais conhecimento, da sua ideia e o valor para investir, porém, com as novas tendências, algumas possibilidades estão se mostrando um excelente investimento quando pensamos em retorno:
- Restaurantes;
- Bares;
- Food trucks;
- Lanchonetes;
- Padarias;
- Delivery;
- Mercearia;
- Supermercado.
Uma das tendências em negócios que mais recebeu destaque nos últimos meses foi de alimentação saudável, vegana e para dietas específicas. Isso se deve ao fato das pessoas procurarem se alimentar melhor em busca de conquistar uma boa saúde.
Esse tema viralizou pelas redes sociais e pelo mundo, principalmente com a pandemia. E há muito o que explorar dentro desses temas em qualquer modelo de negócio.
Dicas para empreendedores do setor alimentício
Separamos algumas dicas para aumentar suas chances de sucesso neste setor. Veja a seguir:
Pesquise bem antes de abrir o seu negócio
Fonte da imagem: https://unsplash.com/
É fundamental em qualquer ramo realizar uma pesquisa de mercado. Afinal, é necessário confirmar se existe demanda para a modalidade que pretende investir. Por exemplo, pode ser que em determinada região as pessoas buscam mais delivery de alimentos, como marmita de comida caseira. Porém, em outra região, possa ser que prefiram fazer as refeições no local.
Note que se deve verificar todas as oportunidades para analisar qual poderá ser mais vantajosa e com maior perspectiva de sucesso. Uma dica é sempre pesquisar o que está acontecendo em sua região, mas também em outros estados e até mesmo em outros países. Tente separar o que é modismo e tendência duradoura. Assim, sua visão de mercado se amplia e suas chances de optar por algo duradouro aumentam.
Estude sobre o negócio
Fonte da imagem: https://unsplash.com/
É fundamental entender tudo sobre seu negócio, desde serviços ou produtos ofertados até a escolha dos fornecedores, equipamentos, etc. Outro ponto é sobre a rotina, pois os negócios no ramo alimentício geralmente possuem uma rotina intensa.
Principalmente, por esses estabelecimentos funcionarem integralmente, incluindo sábados, domingos e feriados. Então, atente-se em cada fator antes de montar a empresa e veja se sua disponibilidade é compatível.
Invista em equipamentos de qualidade
Fonte da imagem: https://unsplash.com/
No setor alimentício, os equipamentos fazem muita diferença no resultado, afinal, otimizam processos e tornam as produções padrões. E neste ramo, há muitas opções de utensílios e aparelhos para investir.
Por isso, dê prioridade aos equipamentos essenciais para o sua modalidade. Por exemplo, os refrigeradores próprios para comércio alimentício são os equipamentos mais comuns e fundamentais em restaurantes, padarias, supermercados, etc. Tanto para uso interno da produção, como expositores para os clientes. Procure optar por itens de boa qualidade e alta capacidade.
Escolha bons fornecedores
Faça uma pesquisa e mantenha uma lista com bons fornecedores, afinal, esse tópico é fundamental para manter a qualidade das entregas para o seu público. Busque os melhores serviços e insumos para conseguir que todos os aspectos sejam realizados com eficiência e eficácia.
Por exemplo, é fundamental buscar suprimentos para empresa em uma distribuidora confiável para que todas as etapas do seu negócio tenha um bom desempenho. Assim, se garante melhores preços, maior qualidade na oferta de serviço ou produtos e evita contratempos.
Analise seu público
Conhecer o seu público é outro ponto importante que deve ser analisado. Verifique quais as necessidades e preferências da sua persona, sempre observando as oportunidades que isso pode gerar. Por exemplo, em uma região comercial, ter opções no menu mais em conta só que com uma excelente apresentação pode ser o diferencial do seu negócio.
Treine sua equipe
Fonte da Imagem: https://unsplash.com/
Há muitos aspectos que os colaboradores devem atentar-se, como boa educação, atendimento, organização, limpeza, entre outros. Faça treinamentos sempre que necessário, estabeleça processos e monitore para que tudo seja executado de forma correta.
Tenha um diferencial
E, por último, mas fundamental para conquistar um negócio de sucesso: tenha um diferencial. Principalmente no ramo alimentício, em que há mais concorrência, criar um diferencial dos seus concorrentes é a chave para se destacar no mercado e ganhar clientes fiéis. Seja no atendimento, nos serviços ou produtos, faça algo especial, personalizado e inovador.
Acabamos aqui as dicas para quem for empreender no setor alimentício. Gostou do artigo? Comente aqui o que mais te chamou atenção. E compartilhe com seus amigos!