Com as facilidades de compras pela internet, ficou cada dia mais difícil fidelizar os clientes nas lojas físicas. Por isso, é fundamental proporcionar um excelente atendimento nos pontos de venda.
Eduardo Muniz, CEO da VMtecnologia, empresa especializada em plataformas de gestão e pagamento para micro markets (minimercados), explica que são vários os fatores que influenciam na experiência de compra de um cliente e na tomada de decisão dele sobre voltar ou não a uma determinada loja.
Quando analisamos essa experiência no contexto do autoatendimento, é ainda mais importante ter certeza que seu público tem uma jornada de compra sem dificuldades e que ele se sinta confortável e seguro de interagir e colocar suas informações pessoais em um ponto de venda.
É importante avaliar como podemos deixar a loja mais atrativa e melhorar a jornada dos consumidores, para garantir que seus clientes voltem ao seu ponto de venda. Confira seis dicas que podem ser decisivas para você sair na frente do seu concorrente e fidelizar o seu cliente:
- Layout – Ter uma atenção especial com a arquitetura da loja, é um fator chave para atrair consumidores. Os detalhes serão seu diferencial, aplicar as cores da sua marca de forma sofisticada, sempre alinhada com o seu público-alvo, pode ser uma boa pedida. Tenha certeza de que o layout é confortável para as pessoas andarem e que a jornada de compra faz sentido com o fluxo do layout.
- Iluminação – Tome cuidado com a quantidade de luz que você usa e qual a cor dela, dependendo do segmento que você atende, isso pode mudar a forma que seus clientes enxergam seu ponto de venda. Normalmente, no varejo, a luz fria é utilizada, ela permite a visibilidade dos produtos nas suas cores reais, além de ser mais econômica. Ambientes com pouca luz, parecem abandonados, e muitas luzes coloridas atrapalham a visualização dos produtos.
- Música – Podemos ter a impressão que uma loja com música tocando está mais animada, dá a sensação de que muitas coisas estão acontecendo lá dentro e pode chamar consumidores curiosos para dentro. Mas, preste atenção na escolha da música ambiente, ela pode ser benéfica ou encurtar a jornada de compra do seu cliente.
Uma música muito alta pode atrapalhar na hora de escolher, já que algumas pessoas ficam incomodadas com tantos estímulos ao mesmo tempo. O estilo de música também precisa ser alinhado com os atributos da sua marca e o perfil dos seus consumidores e por isso a música ambiente tem de ser bem selecionada. Pense no seu perfil de cliente e em que tipo de música ele gostaria de ouvir, as vezes a resposta é: nenhuma!
- Perfumes ou aromas – Uma ótima ideia para o ponto de venda é mantê-lo aromatizado. Parece uma dica esquisita, mas o ser humano tem memória olfativa, e ele vai lembrar da sensação boa de estar na sua loja. O aroma da sua loja pode ser um perfume em si, ou um cheirinho de comida no ar.
- Limpeza – Garanta que seu ponto de venda esteja sempre limpo e organizado. Isso é quase obrigatório quando falamos do setor de varejo alimentício. Mas vale para todo ponto de venda. Seu cliente vai confiar mais nos seus produtos e serviços ao perceber que você mantém a limpeza e organização em dia. E essa confiança é essencial para o cliente voltar à sua loja!
- Comunicação – Quando falamos de autoatendimento, é preciso ser o mais assertivo possível. Como funciona o processo? Como efetuar o pagamento? Tenho que pagar antes ou depois de selecionar o produto? É preciso baixar um aplicativo? Como abrir a porta da geladeira?
Então tenha certeza de que, na comunicação visual da sua loja, seu cliente pode entender a própria jornada de compra e voltar mais vezes. Vale usar adesivos explicativos, vídeos ou até mesmo um flyer na caixinha de correios do condomínio para deixar tudo bem explicado.
Essas dicas são simples, mas podem melhorar o movimento na sua loja, já que transformam a experiência do cliente em uma jornada agradável, com tudo o que ele precisa para confiar na sua marca e se tornar um consumidor fiel. – Fonte e mais informações: (https://www.vmtecnologia.io/).