216 views 3 mins

Cashback como benefício corporativo? É possível!

em Artigos
quinta-feira, 09 de junho de 2022

Felipe Rodrigues (*)

Uma parcela considerável dos consumidores brasileiros já se acostumou e vem fazendo uso corriqueiro do cashback em suas compras.

Sejam elas realizadas em lojas online ou físicas, receber um percentual do dinheiro de volta em todas, ou na maior parte das compras realizadas, é um benefício interessante, que atrai clientes. No entanto, o cashback tem potencial para que seu uso possa expandir. Uma proposta é utilizá-lo como benefício corporativo.

Imagine, por exemplo, aplicar o cashback na mobilidade dos funcionários de uma empresa? Parece algo muito diferente e distante da nossa realidade? Acredite, não é! Imagine que a sua empresa possa comprar créditos no transporte público ou em aplicativos de economia compartilhada.

Muitas dessas empresas que vendem créditos de transportes fazem parcerias com marcas para oferecer benefícios aos usuários. Um desses parceiros pode ser, por exemplo, uma plataforma de cashback. Ao estabelecer esse vínculo, a empresa passa a poder oferecer aos seus colaboradores uma espécie de “vale mobilidade”, com custo atraente e cashback aos funcionários que usarem o benefício.

É interessante notar que os colaboradores recebem, além do vale-transporte – que pode ser utilizado em meios de transporte alternativos ou não convencionais, como apps de carona, aluguel de bikes e outros – o cashback, que pode ser utilizado em iniciativas diversas, que melhorem sua qualidade de vida, o que funciona como um fator motivador importante.

No caso das empresas, além de profissionais mais satisfeitos, também é possível ter acesso a informações extremamente importantes. Por exemplo: será que não seria possível verificar quais os meios de transporte mais utilizados pelos colaboradores da companhia e promover melhorias nas instalações da própria empresa para acomodar as bicicletas daqueles que optam por esse tipo de veículo?

Ou mesmo entender quais são os costumes dos profissionais e promover ações de incentivo na companhia para que eles ampliem o uso de meios de transporte alternativos?

É claro que o vale-transporte foi apenas um exemplo de aplicação. O uso do cashback como benefício corporativo pode ser atrelado a uma série de outros mecanismos na empresa, caso do vale-refeição, por exemplo, ligando-o a uma série de ações de promoção de saúde e bem-estar dos profissionais, de forma que as pessoas sejam incentivadas a manter hábitos alimentares mais saudáveis no dia a dia.

As possibilidades são infinitas e o cashback pode ajudar a tornar os benefícios corporativos ainda mais atrativos.

(*) – Especialista em e-commerce, é fundador e CEO do Meu Dim Dim, plataforma de cashback 100% brasileira (www.meudimdim.com.br).