Elizabeth B. Nickel (*)
Muito se fala a respeito da produtividade humana no cotidiano acelerado que estamos vivemos.
Com os constantes avanços tecnológicos no mercado de trabalho, a agilidade se tornou essencial para cumprir as demandas. Não à toa, as empresas que mais se destacam no cenário competitivo são aquelas que sabem usar os recursos de forma eficiente e otimizada, o que também denota rapidez em seus processos. Saber administrar o tempo é essencial para qualquer pessoa.
Para isso é preciso ter hábitos produtivos, o que nem sempre é fácil de conseguir. Não existe uma fórmula mágica, mas ter uma rotina produtiva pode levar você a alcançar o sucesso mais cedo. Um erro comum para alcançar esse objetivo é tentar acelerar os resultados, procurando atalhos, que possibilitariam o sucesso através de pouco esforço ou planejamento. Além de não funcionar, isso será um desperdício de tempo.
Não interessa o quão boas sejam suas habilidades ou quão completo seja seu currículo. Se isso não for convertido em produtividade tudo irá por água abaixo. Afinal, as empresas querem resultados mais que teorias e conceitos. Cada vez se exige mais no campo profissional.
Caso você esteja de olho nas oportunidades de emprego, deve ter reparado que ultimamente os escopos das vagas estão muito mais amplos, o candidato deve além de ser capacitado em suas habilidades técnicas, ser também um bom autogestor, ter visão crítica e um perfil comportamental que permita uma coexistência. O autoconhecimento como a chave para produzir mais e melhor.
O autoconhecimento corresponde a uma série de processos de desenvolvimento e amadurecimento emocional, afetivo, cognitivo, relacional e corporal. Essa é uma soft skill valiosa que, quando desenvolvida da forma correta, pode representar a diferença entre desrespeitar os limites do próprio corpo ou alavancar a produtividade de vez.
Isso porque o autoconhecimento nos torna capazes de compreender as nossas questões com maior facilidade, o que é fundamental para entender a forma com que nos comportamos, sentimos e reagimos a determinadas situações. É investindo no autoconhecimento que aprendemos a reconhecer nossos limites, identificar sinais de cansaço, esgotamento e, consequentemente, a manter a mente saudável e a saúde equilibrada.
A produtividade de cada um pode ser impactada por circunstâncias distintas, como horários, ambientes de trabalho ou o nível de disposição. Algumas pessoas, por exemplo, não conseguem manter o foco e produzir bem quando expostas a barulhos externos. Outras, por outro lado, trabalham melhor enquanto ouvem música. Há, também, quem não renda pela manhã e prefira horários alternativos, como as madrugadas.
Cabe a cada um de nós desenvolver autoconhecimento o suficiente não apenas para identificar as situações que colaboram para a nossa produtividade, como também para evitar as que podem miná-la. Confira dicas para atingir a alta produtividade no trabalho e na vida pessoal:
- Tenha organização e planejamento;
- Desenvolva o foco;
- Aprenda a priorizar;
- Saiba dizer “não”;
- Faça pausas;
- Divirta-se: o equilíbrio é a chave da saúde mental.
(*) – É Psicóloga – CRP 06/51735-1 (https://biupeducacao.com/).