Como o atual ambiente internacional está afetando os exportadores e sua disposição para fazer negócio? A Allianz Trade, líder mundial em seguro de crédito comercial, decidiu verificar o ritmo das empresas nos Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Itália e Alemanha. Duas pesquisas foram realizadas – uma antes do início da invasão da Ucrânia e outra depois, envolvendo cerca de 3.000 empresas.
. A invasão da Ucrânia trouxe de volta ventos contrários à recuperação econômica global – Antes de mergulhar nos resultados de nossa Pesquisa Global da Allianz Trade, vamos dar uma olhada em nossas perspectivas econômicas. Após a invasão da Ucrânia, reduzimos nossa previsão de crescimento do PIB global para +3,3% em 2022 e +2,8% em 2023 (comparado a +5,9% em 2021), queda de -0,8pp e -0,4pp, respectivamente.
Quase dois terços de nossa revisão para baixo se devem a choques de confiança e na cadeia de suprimentos, com o restante devido a preços mais altos de commodities. A inflação global também se mostrará mais alta e mais rígida (6% em 2022, revisada em +1,9 pp) devido a preços de energia mais altos e interrupções na cadeia de suprimentos mais longas do que o esperado, o que contribuirá para as pressões sobre os preços em igual medida.
“Embora as negociações atuais entre a Ucrânia e a Rússia possam levar a um caminho para o cessar-fogo, uma nova escalada de ataques não pode ser excluída, resultando em sanções e contra-sanções ainda mais duras (incluindo o fornecimento de energia). Em um cenário tão adverso, a inflação global subiria para 7% este ano, enquanto o crescimento cairia para +2,5% antes que a economia global entrasse em recessão em 2023 (-0,3%)”, acrescenta Ana Boata, chefe global de pesquisa econômica da Allianz Trade.
Além disso, esperamos que o crescimento do comércio global seja moderado em pelo menos 2pp em 2022 para +4% em termos de volume, um pouco abaixo da média de longo prazo. Abalos na confiança e na demanda resultarão em uma perda de US$ 480 bilhões em exportações para a Rússia e países da zona do euro em 2022.
No entanto, os exportadores líquidos de commodities no Oriente Médio e na América Latina podem se beneficiar de preços mais altos de commodities e potenciais efeitos de substituição da Rússia. Em termos de custos comerciais, os preços do petróleo mais altos sustentados podem levar a um novo recorde nas taxas de frete no segundo trimestre (+40% em relação ao pico anterior). Além disso, os surtos de Covid-19 na China e a política de zero Covid estenderão os gargalos da cadeia de suprimentos e manterão os prazos de entrega dos fornecedores elevados.
Após a invasão da Ucrânia, a proporção de entrevistados que esperava um aumento no volume de negócios de exportação caiu de 94% para 78%.
O ano passado foi excepcional para os exportadores: no geral, 7 em cada 10 declaram que registraram um desempenho de exportação acima do esperado. Os EUA e a Alemanha tiveram um desempenho especialmente forte, com 75% e 76% das empresas dizendo que alcançaram exportações acima do esperado, respectivamente.
No entanto, os exportadores tiveram que se adaptar a um novo normal no comércio em um contexto de bloqueios persistentes e gargalos de transporte. Como? Nos EUA, onde as empresas foram mais afetadas por abalos no fornecimento, isso implicou aumentar os estoques (48%), encontrar novos fornecedores (45%) e buscar novos mercados de exportação (43%) para impulsionar o crescimento.
Mais de um terço dos exportadores na França, Itália e Reino Unido dizem que também contaram com a busca de novos fornecedores para lidar com interrupções na cadeia de suprimentos, enquanto 39% dos exportadores alemães dizem que se concentraram em novos mercados de exportação, principalmente aqueles próximos de casa, como a França e Espanha.
Mal saído da pandemia, e agora enfrentando as ondas de impacto econômico da invasão da Ucrânia no comércio global, o que os exportadores esperam? Antes da invasão da Ucrânia, as empresas pareciam pensar que 2022 lhes traria ainda mais oportunidades do que 2021: no geral, 94% das empresas esperavam um aumento no volume de negócios das exportações, com as empresas mais otimistas na França e na Itália (97%).
A maioria dos exportadores planejava expandir seus negócios para novos mercados em 2022 (79%), especialmente empresas chinesas e americanas (92% e 84%, respectivamente). Mas a agressão militar na Ucrânia e as sanções massivas impostas contra a economia russa mudaram a história.
“Sem surpresa, a guerra abalou essas expectativas: a parcela de entrevistados que esperava um aumento no faturamento das exportações caiu de 94% para 78% (-16 pp). Na Itália e na França, onde as empresas foram as mais otimistas, 29% (+26 pp) e 23% (+20 pp) das empresas esperam uma diminuição do seu volume de negócios de exportação em 2022, respetivamente.
Mesmo que a Rússia e a Ucrânia não sejam os principais mercados finais para os exportadores europeus, a situação da guerra está afetando o comércio global por meio de efeitos indiretos (cadeias de suprimentos, matérias-primas, energia) e pesando nas oportunidades de exportação para as empresas”, acrescenta Françoise Huang, Economista Sênior da Global Trade e APAC na Allianz Trade.
. Os preços da energia sempre foram uma grande preocupação para os exportadores (mais ainda desde a invasão da Ucrânia) – A “grande reabertura” da economia global em 2021 foi uma montanha-russa para as empresas, pois as interrupções globais na cadeia de suprimentos fizeram com que os custos de transporte e os preços da energia subissem para recordes.
De fato, as empresas pesquisadas disseram que os cinco principais riscos que afetaram o crescimento das exportações em 2021 foram a incerteza sobre a demanda devido ao Covid-19 (40%), altos preços de energia (35%), escassez e custos de mão de obra (35%), custos com transporte (33%) e escassez de insumos (30%). Até o final do ano trará algum descanso?
Mesmo antes da invasão da Ucrânia, as empresas não estavam totalmente convencidas. Desde a invasão da Ucrânia, os altos preços da energia tornaram-se ainda mais uma preocupação para os exportadores europeus.
“A parcela de empresas europeias que esperam que os altos preços da energia se tornem mais um desafio aumentou de 37% para 56%, com maior preocupação nos países com maior dependência de importações de gás: Itália (66% em comparação com 46% antes guerra), o Reino Unido (62% em comparação com 47% antes da guerra) e a Alemanha (52% contra 34% antes da guerra).
O fato de a França ter a menor parcela de empresas preocupadas com os altos preços da energia (46% vs. 37% antes da guerra) provavelmente reflete a implementação do “Plano de Resiliência” do governo que leva em consideração o custo da conta de energia para a maioria das empresas”, diz Ano Kuhanathan, chefe de pesquisa da Allianz Trade.
. Mais da metade dos entrevistados na Europa agora esperam que o risco de não pagamento aumente nos próximos seis a doze meses – A exposição dos exportadores ao risco de não pagamento parece ter aumentado ultimamente: nossa pesquisa mostra que, em geral, os problemas de não pagamento tiveram um impacto moderado ou significativo na atividade de exportação nos últimos 12 meses para quase 60% das empresas, com as maiores participações na França (66%), China (65%) e Estados Unidos (58%).
Além disso, apesar da forte recuperação econômica em 2021, do acúmulo de caixa em muitas empresas e de uma sólida recuperação no comércio global, 50% dos nossos entrevistados declaram que os prazos de pagamento aumentaram em 2021, especialmente na França (62% das empresas). Curiosamente, entre as empresas que realizaram a digitalização – o que esperava-se facilitar as transações – 58% dos entrevistados ainda relataram prazos de pagamento mais longos.
Além disso, o risco de não pagamento continuará sendo um problema para os exportadores em 2022: antes da invasão da Ucrânia, aproximadamente 1 exportador em cada 3 esperava que os prazos de pagamento e o risco de não pagamento aumentariam.
Após a invasão e o consequente impacto na economia global, mais da metade dos entrevistados na Europa agora espera que o risco de inadimplência aumente nos próximos seis a doze meses. Da mesma forma, mais de 40% dos exportadores europeus agora esperam que os prazos de pagamento aumentem após o início da guerra.
. Estratégia internacional: Exportadores fomentam a produção local e o autofinanciamento – Apesar de todas as preocupações com o início do fim da globalização, a crise do Covid-19 não provocou uma onda de reshoring em 2021. Mas a maioria das empresas em nossa pesquisa (79%) ainda prefere produzir em casa, variando de 74% no Reino Unido para 89% na China.
Como as empresas poderão arcar com suas ambições em 2022? Antes da invasão da Ucrânia, os fluxos de caixa eram a principal fonte de financiamento para mais da metade dos exportadores (53%), seguidos por empréstimos bancários (49%) e crédito de fornecedores (36%). A parcela de exportadores que planejam usar dinheiro em espécie foi maior no Reino Unido (64%), seguido pelos EUA (57%) e China (54%).
Após a invasão da Ucrânia, 44% dos exportadores europeus dizem que buscarão mais investimentos para o desenvolvimento internacional do que o planejado anteriormente, provavelmente com o objetivo de diversificar os mercados em vez de recuar ou reduzir as ambições de exportação após a guerra. No entanto, 15% das empresas não planejam investir ou reduzirão seus planos de investimento devido à guerra.
. Apoio estatal: do salva-vidas à morfina corporativa? – Nossa pesquisa revela que a maioria das empresas exportadoras (54%) receberam algum tipo de apoio estatal nos últimos 12 meses, especialmente na China (70%) e na Itália (60%). Além disso, dois terços dos entrevistados confirmam que esse apoio, em parte, ajudou seus negócios a sobreviver à crise.
Cerca de um quarto dos entrevistados afirmam ter conseguido também investir em novas capacidades de produção e, como resultado disso, diversificar fornecedores, enquanto cerca de 20% afirma ter conseguido reduzir os prazos de pagamento aos fornecedores. Como os governos podem apoiar ainda mais as empresas?
“Como muitas economias estão lutando contra a escassez de mão de obra qualificada na Europa, 44% das empresas na França, 45% na Alemanha e 53% na Itália pedem que seus governos implementem políticas trabalhistas de qualificação. Além disso, sem surpresa, após alguns anos de políticas um tanto protecionista dos EUA e um ano de Brexit, quase metade das empresas dos EUA e do Reino Unido querem que seus governos entreguem novos acordos de livre comércio”, responde Ana Boata.
Embora o pior da pandemia pareça ter ficado para trás, cerca de 50% dos exportadores europeus dizem que o apoio estatal com mais empréstimos garantidos pelo Estado e subsídios diretos ajudaria seus negócios a suportar melhor o impacto da guerra. De fato, mesmo antes do início da guerra, mais de 30% de todas as empresas pesquisadas esperavam apoio estatal para financiar suas atividades em 2022. O apoio financeiro estatal parece ter se tornado um “novo normal” para algumas empresas. – Fonte e outras informações: (https://www.allianz-trade.com/pt_BR.html).