Fatores como o fortalecimento dos marketplaces e das lojas virtuais, além da melhora nas condições logísticas para agilizar as entregas, devem permitir que o comércio eletrônico brasileiro alcance um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 26% em relação ao ano passado, segundo dados da E-bit/Nielsen.
Porém, o cenário não traz apenas boas notícias. “Se por um lado o e-commerce tem servido como um verdadeiro bote salva vidas para grande parte dos varejistas do país, desde o início da pandemia, por outro, a concorrência no setor tem sido cada vez mais acirrada”, afirma Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.
Segundo o executivo, a melhor forma de lidar com o problema e conseguir destaque suficiente na web para garantir as vendas ainda é investir em ações digitais. “Uma estratégia de marketing digital eficiente consiste em utilizar as ferramentas certas não só para alcançar novos clientes, mas também para manter a sua marca relevante e benquista pelo público. Por isso, nada melhor do que saber, exatamente, onde aplicar os recursos disponíveis para obter tais resultados”, afirma Ivo.
Com o intuito de orientar os lojistas virtuais nesse novo momento do comércio eletrônico nacional, o executivo aponta sete passos indispensáveis para a execução de ações digitais bem-sucedidas na tarefa de superar a concorrência e gerar credibilidade no e-commerce:
1 – Encontre a ferramenta que melhor se adapta ao seu negócio – Não são poucos os empreendedores que apostam em diferentes tipos de tecnologia e plataformas de automação, sem fazer todos os testes necessários. Contudo, o que pode funcionar bem para uma determinada companhia, não necessariamente é a melhor opção para outra.
Antes de investir, faça uma investigação cautelosa das reais necessidades do seu negócio. Em seguida, procure conhecer bem a ferramenta ou serviço para saber se é, realmente, a escolha mais adequada. Em caso de dúvida, vale a pena consultar outras opções e comparar para ver qual mais se aproxima do ideal.
2 – Invista em relacionamento – A máxima de que o cliente sempre tem razão também vale para o e-commerce. Por isso, além de estar presente nas redes sociais, é muito importante investir em iniciativas como pesquisas de satisfação para saber, exatamente, como agradar ao público. “Além disso, a adoção de iniciativas como programas de fidelidade, promoções e descontos também é fundamental para atrair e engajar o consumidor”, complementa o executivo da Dito.
3 – Aja com base nos dados – Um recurso imprescindível para o sucesso das estratégias digitais é a análise de dados. Afinal, esse tipo de ferramenta é capaz de informar com precisão não só os resultados obtidos por um determinado tipo de ação, mas também com quais tipos de anúncio, sites ou plataformas o seu público mais se identifica.
Melhor do que permanecer na base da tentativa e do erro é ouvir o que os dados têm a dizer. Eles vão te indicar o melhor caminho (de canal e até de dia e horário) para se relacionar com seu público.
4 – Conte com o auxílio de especialistas – À medida que as empresas crescem os desafios aumentam. Se esse for o caso da sua companhia, é importante contar com ajuda especializada. Por isso, uma dica valiosa é pensar na contratação dos serviços de profissionais ou de agências especializadas em marketing digital.
Com esse auxílio, é possível fazer com que a imagem da sua marca, assim como a dos seus produtos e serviços, permaneçam alinhados com as últimas tendências do mercado, o que é essencial tanto para atrair e fidelizar clientes, quanto para manter relevância e credibilidade.
5 – Aposte em inovação – Além das ferramentas de análise e pesquisa, certos tipos de tecnologia têm ganhado cada vez mais importância na disputa por relevância e visibilidade na web. Portanto, vale a pena apostar em um pacote com os seguintes recursos:
Marketing de conteúdo, para que a sua empresa possa ser melhor ranqueada e mais facilmente encontrada nos sites busca; anúncios em vídeo, para que o seu negócio figure no Youtube e nas redes sociais como Instagram e TikTok; marketing de experiência, para que, por meio de aplicativos interativos, ou mesmo de vídeos de realidade aumentada, seja possível estimular a interação das pessoas com a sua marca.
Também, links patrocinados pagos pelo número cliques realizados em seu anúncio.
Essa alternativa é capaz de proporcionar um ROI (Return on Investiment) muito mais vantajoso.
6 – Busque uma comunicação personalizada – Todo cliente quer ser tratado de forma única. Por isso, evite o uso de mensagens massificadas e genéricas. Por meio de todos os recursos citados até aqui é possível desenvolver uma comunicação bem alinhada ao perfil de cada consumidor.
Ao trabalhar com o disparo de e-mails, por exemplo, é preciso se certificar de que o discurso, assim como a mensagem e o tom de voz, realmente, dialogam com o grupo de pessoas que a sua empresa deseja alcançar.
7 – Mantenha o bom senso – Por falar em um bom diálogo com o público, também é fundamental não insistir em contatos que já manifestaram claro desinteresse por um determinado tipo de produto ou serviço. Adotar uma postura inconveniente pode comprometer a imagem do seu negócio. “Respeitar a vontade dos clientes também é muito importante para mantê-los por perto”, conclui o sócio-diretor da Dito. – Fonte e outras informações, acesse: (https://www.dito.com.br/).