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Automação de Marketing é a grande aposta das empresas em 2022

em Destaques
quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A automação de marketing não beneficia apenas os profissionais da área, mas também pode ser vantajosa para aqueles em outras equipes. É um processo que está se estendendo a todos os tipos de novas áreas no momento, e o marketing é uma disciplina que pode se beneficiar significativamente ao se livrar de tarefas manuais tediosas, porém necessárias.

Os profissionais neste espaço serão capacitados por soluções automatizadas e isso não apenas aumentará sua eficácia no dia a dia, mas também aumentará o valor que você pode obter dos clientes que você converter a longo prazo. Com isso em mente, vejamos onde a automação de marketing pode fazer sua mágica e por que você deve sentar e prestar atenção.

Uma das partes mais desafiadoras e caras do processo de vendas e marketing é encontrar novos clientes potenciais e fazer o primeiro contato. Acima de tudo, pode levar muito tempo e energia para obter os resultados desejados e, ao mesmo tempo, você será impedido de realizar outras tarefas que estão em sua lista de tarefas pendentes. Felizmente, com as ferramentas mais recentes, você pode automatizar suas estratégias de divulgação B2B e obter mais sucesso também no espaço B2C.

Tudo se resume a uma combinação da eficiência inata da automação com a incrível personalização que é possível por meio de softwares modernos. Em vez de depender de mensagens genéricas espalhadas por toda a parte para se conectar com clientes em potencial, você pode personalizar sua cópia para dados demográficos específicos, ou mesmo indivíduos únicos, enquanto ainda dá os primeiros passos para construir um relacionamento valioso automaticamente.

Isso se aplica se você estiver alcançando clientes potenciais por meio da mídia social ou por meio de uma campanha de marketing por e-mail. Também é uma ótima maneira de manter relacionamentos com os clientes existentes ao longo do tempo, sem que isso se torne mais um afundamento de tempo. O marketing automatizado por email pode trazer grandes resultados. Aqui estão algumas das vezes em que e-mails automatizados podem ajudá-lo a causar a impressão certa com seu público-alvo.

  1. Carrinhos abandonados – Carrinhos abandonados são altamente frustrantes. A pessoa chegou tão perto de fazer uma compra, mas você a perdeu no último momento. Existem muitos motivos pelos quais as pessoas abandonam os carrinhos , mas o mais comum é que eles ainda não estão prontos para comprar. Só porque alguém não está pronto para comprar hoje, não significa que não estará em breve, e um e-mail automatizado é uma maneira perfeita de mantê-los engajados.

Quando alguém abandona o carrinho, você pode agendar um e-mail para enviar a ele, solicitando que ele devolva e conclua a compra. A taxa média de abandono do carrinho é estimada em 77,13%. Portanto, trazer as pessoas de volta à sua página de checkout por meio de e-mails oportunos pode ser inestimável.

  1. Envio de boletins informativos por e-mail automatizados para assinantes – Depois que alguém sai do seu site, você nunca mais poderá vê-lo. Se você tem o endereço de e-mail deles, tem a oportunidade de manter a conexão viva e construir um relacionamento (com sorte, até que eles se tornem um cliente frequente).

Porém, apenas ter o e-mail de alguém não garante isso e, em vez disso, você deve ser capaz de oferecer algo valioso. No caso de um boletim informativo, você está oferecendo seu conteúdo incrível para desenvolver o relacionamento e continuar trazendo as pessoas de volta ao seu site.

  1. Emails promocionais – Uma das coisas mais importantes do marketing por e-mail é agregar valor ao cliente. Não adianta enviá-los com links para o seu produto o tempo todo, porque eles simplesmente vão tratá-lo como spam. O objetivo principal é divulgar nossos negócios e, às vezes, isso significa enviar e-mails promocionais.
    Para obter o valor máximo disso, você deseja garantir que suas promoções façam parte de uma série de e-mails cuidadosamente planejados e é quase impossível fazer isso sem e-mails automatizados.
  2. Emails de boas-vindas – Quando alguém se inscreve para sua comunicação por e-mail, é uma boa ideia enviar um e-mail de boas-vindas. Você não pode estar no seu computador o tempo todo, monitorando o momento em que todos se inscrevem para receber e-mails, então isso é algo que é melhor automatizar.

Permite que você defina expectativas e explique a proposta de valor de receber seus e-mails. Quando alguém tem uma boa ideia do que receberá de seus e-mails, é mais provável que ele os abra e interaja com seu conteúdo.

  1. Respostas automáticas a reclamações de clientes – Quando alguém tem uma reclamação, querem ter certeza de que você está levando a sério. Quanto mais eles esperam por uma resposta, mais aumenta sua frustração. Você não pode monitorar sua caixa de entrada 24 horas por dia, 7 dias por semana, então simplesmente não é possível responder a cada reclamação imediatamente.

O que você pode fazer é configurar um e- mail automatizado que explica seu processo de reclamação e garante que você está trabalhando para corrigir o problema. Isso dá às pessoas a confiança de que você está levando suas reclamações a sério e que podem esperar uma resposta no momento oportuno. Em essência, os benefícios de curto e longo prazo da automação de marketing são difíceis de exagerar, o que torna a adoção de ferramentas que possibilitam isso uma prioridade.

“Todo departamento de marketing quer que o sistema em que sua empresa está investindo seja o mais maleável e adaptável possível”, reforça Diego Silva, CEO da SendPulse para a América Latina. “Precisamos fazer com que as pessoas não encarem os bots que os sistemas apresentam como algo frio e distante, típicos de uma máquina. Eles tem que se sentir bem vindos, acolhidos com muito carinho e calor. Automatizar seu marketing é algo demorado, mas uma vez que esteja bem implementado, os resultados falam por si e se tornam uma grata surpresa para todos”.

Outra vantagem frequentemente esquecida da automação de marketing é que ela não deve apenas beneficiar os profissionais de marketing especificamente, mas também pode ser vantajosa para aqueles em outras equipes. Em particular, a capacidade de colaborar estreitamente com especialistas em vendas e unificar suas estratégias para pesquisar clientes potenciais, fazer contato e acompanhamento aumentará a produtividade em geral e evitará dobrar o trabalho desnecessariamente.

A única maneira de melhorar sua pesquisa de mercado e estratégias de marketing é refletir sobre o desempenho das campanhas e usar os insights obtidos com isso para fazer alterações. Com ferramentas automatizadas, esses dados estarão ao seu alcance, e você não precisará vasculhar quantidades infinitas de informações para encontrar as métricas mais importantes e acionáveis.

Tudo isso faz parte da priorização da otimização da taxa de conversão, independentemente de como você pretende integrar os clientes em potencial. Da mesma forma, você pode contar com a capacidade analítica das modernas soluções de automação de marketing para gerar relatórios que apontam os altos e baixos do desempenho de indivíduos e equipes, bem como das próprias campanhas. Quanto melhor a precisão dos dados e quanto mais claramente eles forem apresentados a você, mais confiança você poderá depositar nas decisões que tomar.

Por último, você deve lembrar que seu fluxo de trabalho diário de marketing pode mudar drasticamente à medida que a demanda aumenta, a escala de suas operações aumenta e o alcance de sua marca aumenta. Tudo isso significa que, se você deseja trabalhar com eficiência sem ficar confuso, precisa de uma solução de marketing que ofereça suporte para isso. A automação costuma ser incorporada às plataformas de forma a garantir escalabilidade, ao mesmo tempo em que torna a funcionalidade moderna econômica para equipes e empresas menores.

Se você tem ambições de marketing que sente que estão sendo sufocadas e deseja que os clientes sejam leais pelo maior tempo possível, a automação do marketing é sua melhor aposta. A Gestão de sistemas de ecommerce e afins permite a distribuição de conteúdo na maioria das principais plataformas sociais a partir de uma interface. Os profissionais de marketing não precisam mais gerenciar cada conta individualmente.

Isso pode aumentar a segurança porque os gerentes de contas de mídia social não precisam acessar as credenciais de login subjacentes. Em vez disso, eles recebem acesso por meio da plataforma de automação. O uso de ferramentas de gerenciamento desses sistemas comerciais também ajuda a manter uma imagem de marca consistente em todas as plataformas deste tipo. Os profissionais de marketing podem reutilizar imagens ou conteúdo facilmente, ajustando-os para se adequar ao formato de cada plataforma, mas mantendo a integridade da mensagem.

“Neste mercado digital, tanto em agências como em empresas, a automação tem sido cada vez mais um aliado poderoso em suas estratégias comerciais”, afirma Bianca Costa, Gerente de Marketing da SendPulse. “Não basta mais atrair clientes, temos que saber mantê-los, identificando quais as suas necessidades e prevendo recursos que minimizem os esforços para que voltem a usar seu sistema cada vez mais assiduamente. Conhecer os detalhes de seus clientes para dar exatamente o que eles precisam. Nós estamos preparados para estas e outras particularidades do sempre mutável mercado de marketing”. – Fonte e mais informações, acesse: (https://sendpulse.com/br).