Em um mundo pós-pandemia, a perspectiva para o setor de tecnologia é de crescimento à medida que a digitalização da economia acelere ainda mais. Em seu relatório anual, a EY classificou as 10 principais oportunidades que as empresas de tecnologia devem aproveitar em 2022 e como enfrentar os riscos e a volatilidade do próximo ano.
“Atualmente, graças às vacinas, conseguimos controlar melhor a pandemia, mas a volatilidade dos mercados aumentou e o perfil de risco do comércio global se deteriorou devido a eventos geopolíticos. Isso impactou a lista”, explica o líder de Telecomunicações para Estratégia e Transações da EY, Barak Ravid.
- – Atrair e reter trabalhadores em um ambiente de trabalho híbrido – A maioria das empresas de tecnologia está optando por um retorno parcial e em etapas ao escritório, enquanto tenta equilibrar as necessidades e preferências de uma força de trabalho moderna com os custos envolvidos. Pesquisa recente da EY mostra que 9 em cada 10 funcionários exigem flexibilidade onde e quando trabalham, além de estarem preparados para pedir demissão caso não consigam.
Mas, embora os funcionários possam ter dominado o trabalho em casa, o modelo híbrido apresenta novos desafios relacionados à experiência e à cultura dos trabalhadores. Os empregadores devem resolver o quebra-cabeça com otimização de recompensas.
- – Alavancar fusões e aquisições (M&A) para fortalecer o perfil de crescimento – Aquisições reacenderão o crescimento ao adicionar soluções, tecnologias, mercados finais e canais de distribuição ao portfólio de uma empresa. De maneira semelhante, os desinvestimentos podem ajudar as empresas a se afastarem de segmentos de mercado de crescimento mais lento ou soluções que exigem recursos diferentes daqueles que a empresa possui.
Ter a estratégia certa de M&A em prática resultará em um melhor perfil de crescimento. Reduzir o risco da cadeia de abastecimento para garantir a continuidade dos negócios
- – As cadeias de suprimentos estão sob enorme pressão da volatilidade do mercado e de eventos geopolíticos – Dois grandes gargalos para as empresas de tecnologia nos últimos meses foram a logística e a disponibilidade de componentes. As empresas de tecnologia precisam revisar e eliminar o risco de suas cadeias de suprimentos, desde os fornecedores de seus fornecedores até os clientes de seus clientes.
Perfis de risco diferentes na cadeia de abastecimento exigem políticas diferentes em relação a estoques e contratos de fornecimento. Problemas de logística podem levar a mudanças na fabricação e na distribuição. A visibilidade em tempo real ajudará a identificar gargalos em um estágio inicial.
- – Incorporar segurança – A importância da segurança e integridade dos dados aumentou durante a pandemia. Muitas empresas mudaram as estruturas e processos de TI sem considerar suficientemente a segurança cibernética, resultando em um aumento nos ataques. As empresas de tecnologia devem incorporar segurança e privacidade ao projeto de novas atividades. Isso inclui o realinhamento da segurança de dados com os objetivos de negócios.
- – Liderar em questões ambientais, sociais e de governança (ESG) – Os consumidores esperam cada vez mais que as empresas gerem resultados sociais e ambientais positivos. Os funcionários querem fazer uma diferença significativa. Os investidores exigem opções de investimento sustentáveis. E os clientes empresariais procuram o setor para implementar novas tecnologias para ajudar a impulsionar seus próprios resultados sustentáveis.
As empresas de tecnologia devem, portanto, elaborar uma proposta de valor de longo prazo. Isso inclui compromissos ambientais e sociais apoiados por mudanças organizacionais de cima para baixo, transparência e relatórios sobre KPIs relevantes.
- – Transformar negócios para se destacar nas vendas baseadas no consumo – Como os clientes preferem a flexibilidade de serviços e software baseados em nuvem, os pagamentos de assinatura devem substituir os pagamentos de licença tradicionais em um ritmo rápido nos próximos cinco anos.
Para permitir essa mudança, as empresas precisam transformar sua organização de vendas, alterar suas ferramentas de preços, adotar novos incentivos, rastrear diferentes indicadores de desempenho e realinhar seus principais processos de negócios.
- – Realinhar a organização tributária com modelos de negócios digitais – O setor de tecnologia é cada vez mais um alvo importante para mudanças na legislação e na tributação em todo o mundo. Desta forma, as empresas de tecnologia precisam de uma abordagem robusta para tributação e comércio global, construída com base em percepções em tempo real, planejamento antecipado e um modelo operacional ágil.
- – Simplificar operações para aumentar a agilidade – As preferências do cliente podem mudar do dia para a noite, causando grandes oscilações na demanda, especialmente no setor de tecnologia. Para manter uma vantagem competitiva, precisam combinar a agilidade de suas operações com os níveis futuros de volatilidade de seus negócios.
Eles podem conseguir isso por meio da simplificação da organização, agilizando os processos de negócios e aproveitando os recursos de nuvem, a análise de dados e as ferramentas de automação.
- – Atrair a confiança do cliente para impulsionar o engajamento digital – A pesquisa da consultoria mostra que confiança está relacionada à segurança, transparência, ética, conteúdo e conformidade regulatória.
Para ganhar confiança, as empresas precisam priorizar a proteção dos dados do cliente e ter políticas claras sobre como lidar com questões como conteúdo falso, discurso de ódio, abuso on-line e discriminação. Eles precisam estabelecer uma estratégia de confiança digital que incorpore todos os elementos de confiança.
- – Preparar-se para o 5G – Três em cada quatro empresas acreditam que o 5G será integrado a seus processos de negócios nos próximos cinco anos. Para que isso aconteça, as empresas de tecnologia precisam preparar projetos de adoção para ficar à frente da concorrência. – Fonte: Agência EY.