Considerado o 3º maior país do mundo com população animal, o Brasil encerrou 2020 com faturamento de mais de R$40 bilhões e crescimento aproximado de 13,5% no segmento pet. Os dados são do Instituto Pet Brasil e apontam que a necessidade de isolamento social e, consequentemente, maior permanência em casa, desde o início da pandemia de coronavírus, impulsionaram o setor no ano passado.
Para atender o público de quatro patas e seus tutores, é possível oferecer diferentes produtos e serviços em um mesmo estabelecimento (no caso dos pet shops). Há, ainda, os comércios segmentados, que fornecem alimentação (rações, petiscos, ossinhos etc), higiene (shampoo, condicionador, sabonetes etc), itens de farmácia entre outros. Fazer parte do universo pet pode ser um investimento ideal para quem busca fontes alternativas de renda em um mercado promissor.
No entanto, é preciso cautela, paciência e constante aprimoramento para que o negócio prospere. Independente do segmento. Abaixo, confira os diferenciais desse mercado e como ele pode trazer potenciais retornos ao empreendedor:
- Baixo investimento inicial – Entre os inúmeros modelos de negócios, as franquias são mais conhecidas e lembradas pelos investidores. São caracterizadas pela facilidade na criação de estrutura física (com praticidade e segurança), oferecem variedade de produtos e serviços e, geralmente, estão conectadas à marcas que já possuem trajetória comercial de sucesso.
Os modelos de franquias evoluíram. Formatos inéditos, como o “Plug And Play” da docg, conquistam diferentes regiões do Brasil pela facilidade na montagem da estrutura física (pré-fabricada) e o rápido início das atividades, que depende da instalação hidráulica e elétrica para a oferta de banho, tosa e as operações de venda de produtos. A estrutura pode ser alugada ao custo mensal de R$2,5 mil reais e instalada em um espaço de 25 m².
- Expectativa de crescimento – Investir em um mercado promissor e que indica tendência de crescimento para os próximos anos pode ser um negócio vantajoso para quem busca fontes alternativas de renda ou uma forma de aplicação lucrativa. As expectativas para o ano incluem faturamento na casa dos R$46,5 bilhões com variação de 13,8% em relação aos 12 meses anteriores.
De acordo com Juliano Cortes, CEO da docg, os reflexos desse crescimento foram observados na abertura de novos franqueados da empresa em diferentes estados. “O aquecimento desse setor foi percebido pela equipe da docg. Nos últimos 18 meses implantamos nossa marca em capitais do nordeste, no interior de São Paulo e no Paraná, onde já inauguramos mais de 15 franquias”, comenta.
- Variedade de segmentos – Como dito, existem inúmeras possibilidades no segmento pet. Diferente dos tradicionais pet-shops, é possível investir em opções de adestramento, atendimento veterinário, oferecer creche ou sistema day care/hospedagem e até tratamentos específicos para os amigos de quatro patas, como dentista, acupuntura e fisioterapia.
- Perfil dos tutores – A presença de pets em mais de 37 milhões de lares brasileiros representa diferentes perfis em relação aos responsáveis pelos cuidados de cães e gatos. Dados da pesquisa Radar Pet 2020 apresenta dados importantes sobre um perfil específico, os “Pet Lovers” ou pai/mãe de pet.
Esse público representa cerca de 55% dos tutores e são caracterizados por um forte vínculo afetivo com os bichos, preocupados com seu bem estar e dispostos a investir em produtos e serviços no segmento pet. Com os cães, o gasto mensal médio é de R$224, enquanto os gatos demandam R$168 durante 30 dias.
- Relação com os pets – O aumento da presença de animais nos lares brasileiros demonstram a importância do vínculo afetivo com seus pets. A pesquisa mencionada revela que para muitos tutores, a saúde do animal é mais importante se comparada aos demais membros do núcleo familiar. Essa preocupação é refletida na busca por produtos e soluções que ofereçam qualidade de vida e bem-estar aos cães e gatos durante a sua vida, impulsionando a movimentação do setor. Fonte e mais informações: (https://docg.com.br).