Conscientizar a população sobre a importância de economizar energia elétrica, evitando desperdícios, é o objetivo de uma campanha nacional lançada esta semana.
Realizada também em anos anteriores, a Campanha de Uso Consciente de Energia deste ano coincide com o que especialistas consideram a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Desde o fim do ano passado, o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país tem ficado abaixo da média histórica para o período, afetando reservatórios de água e, consequentemente, a produção de energia hidrelétrica, exigindo o acionamento do parque termelétrico, o que encarece a produção. Com o mote ‘Energia Elétrica: se Desperdiçar, vai Faltar’ a iniciativa prevê duas fases: na primeira, a ideia é conscientizar a população sobre a atual situação,
Na segunda fase, prevista para ser lançada em setembro, divulgação das formas de consumo mais consciente e sustentável. “A divulgação da campanha foi estrategicamente pensada de forma a atingir o público em geral, de forma segmentada e com uma cobertura precisa. Para isso, a iniciativa procura acompanhar a rotina diária da população”, explica, em nota, a diretora de comunicação da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), Sigrid Guimarães.
Além da veiculação de peças publicitárias na televisão, rádio e internet, a campanha também conta com um site que dá dicas sobre como economizar energia no dia a dia. Considerada de utilidade pública, a campanha é realizada com recursos federais do Programa de Eficiência Energética da Aneel, cuja diretoria aprovou sua realização com o objetivo de reduzir os riscos que a crise hídrica representa ao fornecimento de energia elétrica (ABr).