Com a pandemia, o e-commerce é um dos segmentos que mais cresce atualmente. De acordo com um levantamento divulgado pela BigData, são mais de 1,3 milhão de lojas online em todo o país e as empresas de pequeno porte estão se destacando neste setor, representando mais de 76% deste mercado.
Esse número é um reflexo do comportamento de muitos empreendedores que buscam uma alternativa para continuar vendendo mesmo com o comércio de portas fechadas. Apesar de ser uma grande oportunidade de negócios, principalmente diante do atual cenário, o mercado digital é muito competitivo e exige planejamento e estratégias para obter lucro.
Em todo esse processo de transformação do varejo online, a logística é parte fundamental, e também é um dos principais desafios para o empresário. Afinal, vivemos em um país com mais de 1,7 milhão de quilômetros de estrada, com falta de infraestrutura e combustível em alta.
“Garantir que os produtos sejam entregues com qualidade, custo baixo e com o melhor prazo é um dos grandes diferenciais para as empresas. Por isso, investir em tecnologias que ajudam a otimizar todo o serviço de transporte é fundamental para ajudar a reduzir custos, que em casos de empresas de pequeno porte podem ser determinantes para o sucesso do negócio”, explica Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess , empresa de tecnologia para logística.
Uma das estratégias que podem ser adotadas é a utilização de um roteirizador, software que traça a melhor rota com o objetivo de otimizar o uso do combustível e o tempo de serviço do motorista. A tecnologia calcula uma rota em segundos considerando variáveis como janela de entrega, trânsito, disponibilidade do veículo e etc. Com isso, é capaz de reduzir em até 30% os custos da operação logística.
Outra solução que pode ser adotada pelo empresário é a carga fracionada, que é quando o espaço do veículo é dividido em duas ou mais empresas para entregar pacotes de uma mesma rota.
“Com essa modalidade de transporte, é possível enviar mercadorias em quantidades menores, o que evita entregas demoradas e o valor do frete diminui consideravelmente. Essa estratégia é válida para empresas que precisam transportar produtos menores e mais leves para lugares em rotas muito diferentes. Isso garante mais agilidade e frete com custo mais competitivo”, acrescenta Garcia. – Fonte e mais informações: (www.agileprocess.com.br).