Uma pesquisa do PayPal mostrou que o número de lojas virtuais saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão no mesmo mês de 2020, sendo que quase metade são pequenos negócios. Os números refletem o intenso movimento de digitalização dos consumidores.
“Mesmo os usuários que tinham ressalvas sobre as compras online começaram a experimentar o mundo do comercio digital”, afirma Silvio Maemura, CEO da Pitney Bowes, empresa de tecnologia especializada em logística, encomendas e pacotes.
Agora, o desafio para estes lojistas que realizaram a migração de suas lojas para o meio online é encontrar a melhor forma de operacionalizar sua logística, com segurança, custos minimizados e entregas dentro do prazo garantido ao cliente. “Existem muitas possibilidades para atender as necessidades de cada comércio eletrônico, e os Correios são uma boa opção para quem pretende equalizar todos estes pontos”, diz o executivo.
A Pitney Bowes Brasil desenvolveu a integração da sua linha de soluções de cubagem OneShip com o sistema de gestão de postagem SARA, utilizado pelos Correios. Com a ajuda da solução, as postagens de encomendas ganham muito mais agilidade e velocidade e têm menos erros operacionais em todas as etapas do processo – o que garante muito mais confiabilidade ao processo. Conheça seis motivos que fazem dos Correios uma empresa confiável e de alta credibilidade.
1 – Disponibilização de soluções para gerir as postagens – Uma das razões pelas quais vale a pena contar com os Correios é que a empresa disponibiliza soluções para facilitar a preparação e a gestão das suas postagens, como a verificação dos CEPs na nossa base de dados oficial. Além disso, o cliente pode gerar e imprimir etiquetas padronizadas, rastrear suas encomendas, calcular os preços e os prazos gratuitamente.
2 – Funcionalidade Clique e Retire – Conhecida no mercado de comércio eletrônico como “Click & Collect”, esta função consiste na retirada de encomenda nas mais de 6,7 mil agências dos Correios, em todo o Brasil, por compradores que manifestarem essa preferência na compra online, sem cobrança adicional. O cliente realiza a compra na loja virtual que tenha essa funcionalidade cadastrada e a encomenda é encaminhada para a agência escolhida pelo comprador, que recebe notificação por SMS sobre a disponibilidade do seu pedido.
O número de telefone celular pode ser cadastrado no site e atualizado no portal dos Correios. Para o consumidor, a grande vantagem de contar com o Clique e Retire é que não há o risco de não ter alguém em casa para receber a encomenda.
3 – Possibilidade de pagamento na entrega – Esta é uma facilidade que permite que o pagamento seja realizado pelo destinatário no momento da retirada da encomenda em uma das agências dos Correios, garantindo confiança para o cliente.
4 – Logística reversa – Se por acaso o cliente precisar trocar o produto, os Correios oferecem o serviço de devolução sem custo ao remetente. Isso se chama Logística Reversa e pode acontecer em agência, quando o cliente apresenta a autorização de postagem juntamente com o produto a ser devolvido em uma agência dos Correios, ou simultânea domiciliar, quando os correios coletam o produto a ser devolvido no endereço do cliente.
5 – Cálculo automático de preços e prazo – Por meio de uma ferramenta disponibilizada pelos Correios, o cliente pode saber na hora da compra o valor e o prazo de entrega do produto que está comprando. Isso traz mais credibilidade para a loja e mais segurança para o comprador.
6 – Emissão e recebimento confiáveis de remessas internacionais – Em parceria com a Receita, os Correios criaram uma plataforma eletrônica para dar mais celeridade e comodidade na emissão e no recebimento de remessas internacionais, além de proporcionar maior segurança tanto para quem compra quanto para quem vende.
O serviço de remessas de exportação oferece quatro modalidades de envio de mercadorias, amostras e documentos, com variação de preços, prazos e redes de distribuição. Para finalizar, além do transporte, o serviço conta com suporte ao exportador, simplificando todos os processos fiscais e aduaneiros.
Fonte e mais informações: (www.pitneybowes.com/br).