As empresas passaram a investir em ações de employer branding a fim de fortalecer sua marca empregadora e atrair bons talentos e pessoas mais engajadas. Estas ações, que vão desde plano de carreira e remunerações vantajosas à atividades que visam o bem-estar físico e mental dos colaboradores, consistem em criar uma imagem mais confiável e sólida da companhia no mercado de trabalho.
De acordo com Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial – as ações de employer branding ajudam a desenvolver e criar equipes de alta performance e mais e mais engajadas. “Nos últimos meses, diversas empresas passaram a investir ainda mais em employer branding e adotaram medidas positivas à rotina das equipes que surtiram efeito na saúde da empresa”, comenta Ronaldo.
O tema está em evidência e será um dos destaques no HR Impact, evento em inovação para RH que acontece em novembro, promovido pela startup. Para inspirar empresas, o especialista traz algumas ações que empresas devem adotar para fortalecer sua marca empregadora no mercado.
1 – Objetivo – É fundamental ter estabelecido quais sãos os valores e princípios da empresa e o propósito que a mesma tem no mundo e assim traçar uma estratégia que esteja alinhada aos objetivos definidos pela empresa. Conhecer e entender bem o propósito da companhia, em médio e longo prazo, abre mais possibilidades aos gestores de encontrarem os profissionais que vão agregar à marca.
2 – Comunicação – Para que todas as ações atinjam os objetivos almejados é importante prezar pela boa comunicação com a equipe. De forma eficaz e clara é importante que a companhia comunique-se com os seus colaboradores, a fim de ouvi-los e trocar experiências e ideias que causem impacto positivo no desenvolvimento da empresa.
3 – Perfil – Identificar as necessidades da empresa e o tipo de funcionário que atenda estas características, são ações que contribuem com o aumento da produtividade e entrega do time.
4 – Valorização – Entender as pretensões que a equipe tem com a empresa e identificar o que a companhia pode fazer para agregar valor e satisfazê-los é importante, dessa forma o colaborador vai entender que seus esforços tem um sentido e este terá mais vontade de permanecer na companhia.
5 – Ambiente – Mesmo que à distância, é possível proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho mais leve e acolhedor, indicando que a companhia entende suas dificuldades e está à disposição para ajudá-los. Dessa forma a equipe sentirá mais prazer em fazer parte do time e entregar os desafios e metas estabelecidos.
Fonte e mais informações: (www.jobconvo.com).