A alimentação fora do lar é, certamente, um dos setores de principal atenção governamental e do empresariado. Segundo dados do IBGE, a alimentação é a terceira despesa que mais pesa no orçamento familiar no país. Gastos com refeições fora do lar correspondem quase 35% das despesas das famílias brasileiras.
A pandemia do Covid-19 mudou um pouco o comportamento de compras desses produtos, mas, o foodservice, composto por mais de um milhão de estabelecimentos, ainda concentra 2,7% dos 10,1% do PIB Nacional representando por alimentos e bebidas, segundo a Abrasel.
E, como a maioria dos negócios ainda são informais, a necessidade de melhorar a administração e gestão é importante para profissionalizar o negócio e manter o faturamento e a saúde do caixa. Para tanto, Geison Correa, CEO e sócio fundador da GrandChef, foodtech especializada na gestão completa de restaurantes, bares e similares, listou cinco dicas práticas para facilitar a gestão do dia a dia de um estabelecimento de alimentação. Confira!
. Mantenha um rígido controle financeiro – A administração financeira para restaurantes, bares, hamburguerias e pizzarias deve ser feita de maneira estratégica, especialmente em momentos de crise. O uso de ferramentas que oferecem opções para o controle de entradas e saídas no fluxo de caixa e das contas a pagar e a receber.
Também o planejamento financeiro, investimentos, aquisições e metas; estratégias de expansão, entre outras funcionalidades, é um importante investimento para que o empreendedor possa saber como se comportar em um momento de instabilidade econômica, sem se deparar com surpresas desagradáveis para as finanças.
. Escolha bem seu software de gestão – A escolha de uma solução para o seu negócio deve levar em conta funcionalidades modernas e atualizadas, que se adequem às necessidades do estabelecimento, podendo inclui r atendimento de mesas e comandas, cadastro de clientes, relatórios, controle de caixa, estoque e financeiro, comanda eletrônica, cardápio digital, entre outros. Sua utilização reduz erros e custos e aumentam o desempenho dos funcionários.
. Organize seu estoque – Quando se organiza e controla a quantidade de cada produto armazenado, é possível prever compras e priorizar produtos com vencimento próximo. Com esse passo, pode-se estimar as vendas, descobrir quais são os itens mais ou menos vendidos e aprimorar o planejamento de produção, informações crucias para que se possa criar promoções com os produtos de baixa saída, por exemplo.
. Esteja em plataformas online de vendas – A tecnologia tem ampliado os canais de distribuição e as formas de agilizar o processo de pedidos. Para não ficar para trás e perder espaço para a concorrência, vale marcar presença em plataforma de vendas online pois, quanto mais lugares o restaurante atingir, mais pessoas vão conhecê-lo e as chances de vender serão maiores ainda.
Por isso, seja em marketplaces (tal como iFood, Uber Eats, Rappi e Delivery Much) ou por meio de delivery próprio via aplicativo ou site, é importante disponibilizar mais opções para o cliente consumir seu produto, proporcionando ainda mais agilidade no processo de recebimento dos pedidos.
. Conheça bem seu cliente e fidelize-o – Quanto mais você conhecer e entender as necessidades dos seus consumidores, mais fácil será atendê-los com produtos e serviços mais direcionados. Ferramentas como o Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente ajudam nessa tarefa, possibilitando a inclusão de dados sobre os clientes, tais como contatos (e-mail ou telefone), endereço e, até mesmo, histórico de consumo.
A partir daí, é possível oferecer produtos e serviços específicos para cada perfil, trabalhando, também com programas de fidelidade, seja com taxação diferenciada ou cartões de fidelidade.
Fonte e mais informações: (www.grandchef.com.br).