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Em busca de novas oportunidades empresas criam estratégias para continuar gerando negócios

em Tecnologia
sexta-feira, 10 de julho de 2020

Imagem: Freepik

Os setores de turismo, eventos e entretenimento estão entre os mais afetados pela pandemia. Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, Ubrafe e Abeoc, 98% das empresas do setor de eventos afirmaram ter sido impactados. A solução para muitas delas foi buscar novas alternativas para se manter no mercado.
Dentre as marcas está a Nogueira Brinquedos, fabricante de brinquedão, cenografias, mobiliários e jogos para áreas kids para casas de festas, restaurantes e comércios, buffet parques e shoppings, escolas e hotéis, sempre atenta às novidades e em busca de novas soluções, em maio a empresa iniciou a produção de totem para álcool em gel, uma alternativa para garantir a operação e compromissos com funcionários diante da crise que o país está enfrentando. “Temos os equipamentos, matéria prima e mão de obra, aproveitamos esse momento para novas ideias. Está em nosso DNA criar, estimular os colaboradores, motivar e apostar no crescimento”, destaca David Gaspri, proprietário da fábrica
Nos meses de maio e junho a empresa vendeu cerca de 1500 totens, e está aumentando sua produção para atender clientes que estão retomando suas atividades e precisam estar de acordo com as normas de segurança e higiene do Ministério da Saúde. “No mês de julho a venda do produto auxiliou nos custos fixos e folha de pagamento dos funcionários. Acreditamos em julho conseguiremos obter os lucros”, destaca Gaspri.
Já entre as marcas do segmento de tecnologia, a Fugativa Escape Games e a XGEN, especialista em soluções de relacionamento digital, firmaram uma parceria para desenvolver um modelo treinamento corporativo gamificado adaptado aos dias atuais por meio do chatbot, um programa de computador que simula a comunicação humana. A ferramenta permite que empresas realizem treinamentos, avaliações e processos seletivos em um ambiente virtual moderno e envolvente.
Chamada de Chat Bot Game, a ferramenta pode ser desenvolvida nos principais canais de comunicação online, como WhatsApp, Facebook Messenger, WebChat, Apple Business Chat, Telegram e Google RBM, além dos próprios canais do cliente. A base de conhecimento, ou seja, o conteúdo necessário para o treinamento, pode ser criado tanto pelo cliente quanto pela equipe do Chat Bot Game.
“A ferramenta pode ser adaptada às necessidades de cada cliente, tanto em relação ao canal de comunicação utilizado quanto ao conteúdo”, explica Fabio Passerini, fundador e sócio-diretor da Fugativa. “A vantagem de um treinamento gamificado é que ele consegue despertar o interesse e promover o engajamento do participante, o que gera resultados muito melhores do que os métodos convencionais, além de ser capaz de avaliar habilidades como raciocínio abstrato e atenção”, explica. “A empresa também consegue saber em que etapa as pessoas estão errando mais para que possa reforçar o treinamento naquele ponto”.
O modelo disponível para testes, por exemplo, simula o roubo a um museu. O participante recebe pistas que o levam na direção de desvendar o enigma – onde será o roubo, o que será roubado e para onde os assaltantes planejam fugir.
Investir na ferramenta virtual foi a maneira que a Fugativa encontrou de manter o negócio funcionando, uma vez que as atividades presenciais estão suspensas na cidade de São Paulo desde 18 de março. “Nós já temos experiência com treinamentos corporativos gamificados e dinâmicas de grupo em eventos. O que fizemos foi levar essa solução para o ambiente digital”, diz Passerini.
A XGEN, que registrou aumento da demanda por soluções digitais com a pandemia de covid-19, com muitos clientes migrando o atendimento de voz para os programas de mensagens, acredita que a tendência é de aceleração da transformação digital mesmo após a pandemia. “É um caminho sem volta, e as empresas sentiram isso. Quem não estava preparado teve de correr para não fechar as portas”, diz Marcelo Loiacono, diretor de Novos Negócios na XGen.