Gilles Coccoli (*)
Resiliência e responsabilidade. É exatamente o que momentos de crise exigem!
Com a pandemia do coronavírus se espalhando rapidamente e governos recomendando ou determinando que as pessoas fiquem em casa, cuidar da relação com colaboradores, clientes e parceiros é fundamental.
É preciso tomar decisões de maneira ágil, baseadas em dados, analisando todos os aspectos da situação para manter o foco nos objetivos de negócio e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas. Na Edenred, por exemplo, gestores em todo o mundo estão desde o início da pandemia, atentos aos desdobramentos para antecipar ações previstas em nossos planos de contingência de negócios.
Analisar o risco passa por entender qual é o evento, quais são as suas causas e quais consequências pode trazer. Depois, é o momento de levantar todas as informações e colocar em prática um plano de ação com objetividade, reunindo as pessoas certas para discutir as decisões em um comitê multidisciplinar.
O grupo tem uma área responsável que mapeia há anos as posições críticas, ou seja, os colaboradores que precisam estar fisicamente no escritório para dar continuidade nos negócios, no universo de 2,2 mil colaboradores no Brasil. Quanto mais colaboradores em casa, mais espaço haverá nos escritórios físicos e mais distanciamento haverá dentro das unidades.
E, além de ter uma política estendida de home office, existe igualmente aí uma mudança cultural. Gestores e colaboradores devem estar preparados para utilizar a tecnologia a seu favor, zelando também pela performance e pelas entregas. Tudo deve ser repensado e comunicado, incluindo reuniões, eventos e visitas.
No caso de uma situação como esta, a preparação do ponto de vista digital deve estar completamente alinhada à uma área de saúde bem estruturada e preparada para cuidar das pessoas. Estar presente na rotina dos colaboradores, garantindo seu bem-estar e qualidade de vida, é também uma forma de prevenir e ao mesmo tempo motivar.
Ao final, pensando em todas estas variáveis, temos mais chance de levar conforto e sentimento de segurança aos times, de garantir também a operação com excelência para clientes, parte importante da solução de qualquer problema.
Eis então a importância em estabelecer um plano de continuidade de negócios pré-existente. Na imprevisibilidade de tudo o que pode acontecer, como a pandemia, é nele que podemos recorrer para primeiros grandes passos e para a sustentação de nossas operações e do zelo pelos nossos times.
Por fim, apesar das perdas e de notícias dolorosas, confio que todos nós teremos um legado de aprendizado com o que estamos vivendo, como pessoas e também como parte do ecossistema empresarial.
(*) – É Chief Operating Officer Américas da Edenred (www.edenred.com.br).