Katharine Nielson (*)
A tecnologia funciona de forma mais eficaz quando usada como ferramenta para resolver problemas. Por exemplo, a imersão é uma forma de acelerar o aprendizado de uma língua estrangeira porque o aluno precisará usar o idioma para completar todas as suas tarefas diárias. Mas se mudar para um país cuja língua oficial é aquela que você quer aprender não é uma possibilidade para muitos estudantes.
Com a tecnologia, os alunos podem experimentar os benefícios da imersão. Graças a aplicativos de mensagem e redes sociais, estudantes de todos os lugares do mundo podem entrar em contato com falantes nativos, o que permite uma vivência do idioma que não é possível dentro das salas de aula. Ferramentas colaborativas e atividades interativas ajudam a criar uma comunidade de aprendizado, permitindo que os alunos participem das aulas, vencendo barreiras como tempo e espaço.
De forma geral, experiências de aprendizado possibilitadas pela tecnologia geram engajamento mais consistente entre alunos, dando-lhes acesso a colegas e professores a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. A tecnologia também oferece dezenas de ferramentas para estudantes em tempo real, como, por exemplo, acesso a dicionários e criação de flash cards, e a possibilidade de navegar pela internet no idioma que estão aprendendo.
Eles podem encontrar amigos e tutores on-line e também exemplos ricos de uso do idioma em vez de ficar presos a livros didáticos. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn oferecem várias oportunidades de aprendizado para alunos que querem conciliar o uso de redes sociais com um novo idioma. A tecnologia ajuda a fazer com que aprender uma nova língua seja mais fácil até mesmo com uma abordagem tradicional.
Por exemplo, os estudantes podem gravar a si mesmos falando o idioma fora da aula e levar os áudios depois para a avaliação de professores e colegas. Eles também têm a possibilidade de se comunicar entre si durante as aulas por meio de aplicativos de mensagem, o que pode ser bom para o processo de aprendizado porque, com esse método, os alunos têm tempo de refletir e revisar suas respostas.
E não apenas os estudantes têm esses benefícios. A tecnologia também permite que professores vejam o progresso de seus alunos e descubram o que cada um precisa. Com essas informações, podem preparar suas aulas de acordo com as necessidades de cada aluno, fazendo com que todo o processo seja mais eficiente e eficaz. Por exemplo, um professor que sabe que seus alunos têm dificuldade com atividades de listening com verbos no future tense vai reforçar esse conteúdo em sala em vez de perder tempo com exercícios que não atendem às necessidades do grupo.
Por fim, em qualquer contexto da educação, a tecnologia pode ser uma aliada no aprendizado de uma nova língua quando é usada de forma estratégica para resolver problemas ou enriquecer esse processo.
(*) – É Chief Education Officer da Voxy.