128 views 2 mins

Indústria registra pior nível de ociosidade dos últimos 20 anos

em Economia
segunda-feira, 04 de maio de 2020

Os mais afetados são os segmentos de Vestuário, Veículos Automotores e Couros e Calçados. Foto: stimepa.org/reprodução

Como consequência da crise sanitária e econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou o menor valor da série histórica iniciada em janeiro de 2001. Em abril, o NUCI atingiu 57,5%, isso significa que, em média, o setor industrial operou com pouco mais da metade da sua capacidade total, sendo o menor nível de produção dos últimos vinte anos. Contudo, a análise desagregada do indicador nos mostra que os segmentos foram impactados de formas diferentes, pelo menos nesse primeiro momento.

Os mais afetados são os segmentos de Vestuário, Veículos Automotores e Couros e Calçados, que apresentaram as maiores quedas e os menores níveis no nível de atividade de abril. A diminuição da demanda e a necessidade de fechamento de fábricas fez com que esses segmentos operassem com menos de 25% da sua capacidade total, como podemos ver no gráfico abaixo. Em relação ao nível de utilização médio, esses segmentos estão mais de 50 p.p. abaixo da média de cada setor no período de janeiro de 2001 a março de 2020.

Em abril, o NUCI médio da indústria está 15,9 p.p. abaixo do mínimo observado durante a crise. Já os segmentos mencionados acima foram ainda mais afetados: Vestuário se encontra 63,7% p.p. abaixo do mínimo do período de crise, enquanto Couros e Calçados e Veículos Automotores se encontram -47,1% p.p. e -44,0% p.p., respectivamente. Nesse sentido, podemos inferir que, mesmo no pior momento da crise mais longa das últimas décadas, o nível médio da atividade industrial não foi tão comprometido quanto observamos agora (Fonte: FGV IBRE).