Com o alerta de pandemia emitido pela OMS, o trabalho remoto é alternativa para as empresas se mantarem ativas e produzindo pelo ambiente digital
Enquanto o mundo sofre os efeitos de uma pandemia pelo coronavírus uma outra preocupação começa a tomar conta das empresas. Se o Brasil tiver um surto da doença, o que fazer com os colaboradores? Como mantê-los em casa trabalhando e produzindo como se estivessem num escritório? A FunctionOne, empresa especializada na adoção de novas tecnologias tem sentido um aumento pela procura de ferramentas que possibilitam o trabalho remoto. O problema é que muitas delas estão inseguras, não sabem como fazer. As dúvidas mais comuns são: meus funcionários vão produzir de fato? Os dados confidenciais da empresa estarão protegidos? Como vamos apurar o trabalho realizado? Outras nem tanto. Já iniciam um movimento definitivo rumo a reduzir custos com estações de trabalho, amenizar impactos de deslocamento e deixar o funcionário mais responsável por sua produtividade, esteja onde ele estiver.
“Estamos sentindo que as empresas estão falando mais sobre o assunto. Muitas delas estão querendo conhecer as ferramentas tecnológicas que proporcionam o trabalho remoto. Outras já pediram para implantar”, diz Flávio Nicoletti, diretor de adoção de novas tecnologias da FunctionOne”. “Estamos lançando um webinar gratuito para orientá-las sobre como trabalhar remotamente. As bases do trabalho remoto são pelo Microsoft Teams, ferramenta presente no pacote Office. Ela permite, por exemplo, fazer reuniões em áudio e vídeo e gravá-las para arquivo, compartilhar arquivos na nuvem, trabalhar documentos em uma única versão e criar tarefas para acompanhamento dos membros da equipe”, completa o executivo.
O caminho para a adoção dessas novas tecnologias normalmente é iniciado pela área de tecnologia das empresas mas outras áreas também se envolvem bastante, como é o caso de Recursos Humanos e Comunicação. Ter uma política de trabalho remoto bem clara ajuda bastante, juntamente com soluções de cibersegurança. “As empresas que aderirem a esse modelo de trabalho vão se surpreender. Muitas que iniciaram esse processo lá atrás agora colhem mais produtividade e satisfação dos funcionários”, finaliza Nicoletti. A FunctionOne também realiza treinamentos presenciais e on-line desse tipo de ferramenta. Para esse mês, a empresa vai capacitar cerca de 50 empresas com impacto direto para mais de 300 mil colaboradores visando o trabalho remoto.
10 dicas para implantar o trabalho remoto na sua empresa.
Tenha uma políticade Home Office muito bem definida.
Envolva as lideranças diretamente no uso e promoção do home office. O exemplo deve vir de cima.
Prepare a área de TI e RH de sua empresa para apoiar os demais colaboradores. São eles quem vão engajar o restante da Companhia.
Prefira a tecnologia de trabalho remotoque permita sua utilização em desktops, notebooks e aparelhos mobile como tablets e celulares com a mesma experiência do escritório.
5.Certifique-se de que seu ambiente está seguro contra ameaças cibernéticas.
Automatize processos manuais de forma que eles podem compatíveis com o ambiente digital. Processos de pagamento, solicitações internas, relatórios entre outros.
Crie uma campanha de comunicação interna promovendo o uso, os benefícios dessa nova forma de trabalho.
Capacite os usuários de sua empresa para que utilizema solução. Esse é um dos principais itens para o sucesso.
Tenha uma estratégia de suporte para apoiar os usuários.
Quebre os paradigmas do trabalho convencional. Encoraje os usuários.